“Passei por esse trecho quando eu tinha onze anos de idade de canoa, agora é só alegria”, comemora moradora com a nova ponte sobre o Rio Pericumã

6/04/2022

A locomoção entre os municípios de Central do Maranhão e Bequimão ficou para trás, agora tudo faz parte da memória dos moradores que, como a Rosa Schalder, viveram as experiências da travessia pelo Rio Pericumã e sonhavam em ver as cidades interligadas por uma ponte.

“Passei pelo trecho em uma canoa, quando tinha 11 anos de idade. Vou completar 60 anos nos próximos meses e é uma satisfação ver esse sonho realizado”, disse Rosam moradora da cidade de Bequimão.

O projeto não era simples, mas o desafio foi encarado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) que realizaram a obra, beneficiando todo o Litoral Ocidental, além da conexão do estado do Maranhão com o Pará. Vale lembrar que, além da ponte, as equipes estão trabalhando na pavimentação asfáltica da rodovia MA-211 para integrar um complexo rodoviário no local.

“Aqui era crítico. Eu conheci isso aqui, via o povo vindo de São Luís nas estradas muito ruins. Isso, há mais de 30 anos. A gente tinha uma canoa que fazia a travessia. As pessoas vinham de caminhão, de pau de arara para atravessar de canoa. Um perigo muito grande. Essa ponte é um sonho realizado de muitos anos, que a gente esperava. Só vendo para crer e a gente sabe que as coisas vão se desenvolver agora para nossa cidade”, disse o motorista e morador de Bequimão, José Raimundo Ferreira.

A ponte Central-Bequimão leva o nome do ex-governador Antônio Jorge Dino, que idealizou a estrada, no final da década de 1960. A nova via, que possui 589 metros de comprimento, vai interligar 10 municípios da Baixada Maranhense e foi construída com investimentos de aproximadamente R$ 180 milhões.