Litoral Ocidental ganha obra histórica: Ponte ligando Central e Bequimão é entregue pelo Governo do Estado e população comemora

Uma das promessas do governador Flávio Dino para a população de ambas as cidades a construção da ponte sobre o Rio Pericumã é agora um desafio cumprido pelo Governo do Maranhão.
A obra é um feito histórico para a comunidade do Litoral Ocidental, dada a complexidade dos serviços, mas executada com êxito pela engenharia da Secretaria de Estado do Maranhão (Sinfra) sob a gestão do secretário de Estado, Clayton Noleto.
Após inúmeros desafios e vistorias, a obra foi inaugurada nesta sexta-feira (31) pelo governador Flávio Dino, acompanhado do secretário Clayton Noleto e demais autoridades da região, e com a presença marcante da população das cidades de Central, Bequimão e demais povoados, o governador Flávio Dino destacou a importância desse momento histórico.
"Hoje entramos para a história e quem ganha é o povo maranhense. Essa obra é reflexo do nosso compromisso e respeito com essa população que tanto esperou por essa obra. Quero também agradecer ao secretário Clayton Noleto e toda equipe de engenharia Sinfra que se empenhou de maneira árdua e dedicada para que isso fosse realidade", destacou o governador Flávio Dino.
O secretário Clayton Noleto acompanhou de perto cada etapa, ele com certeza monitorou, desde a construção dos blocos de concreto, a chegada das vigas e perfuração e ida e vinda da plataforma, a elevação da maré era um desafio constante, e agora, é uma missão cumprida.
"Esse foi um grande desafio, que graças a Deus o Governo do Maranhão cumpriu com sucesso. Inclusive as obras de pavimentação dos acessos estão em andamento e serão entregues para finalizar o complexo de obras", disse Clayton Noleto.
A obra
A ponte tem extensão de 589 m de largura do tabuleiro atendendo as exigências do DNIT, em uma superestrutura em 12,80m, com uma pista de 7,00m de largura com duas faixas de tráfego.
A implantação da ponte compreende: 168m na margem de Central do Maranhão, 84m na margem de Bequimão e 337m sobre o Rio Pericumā, sendo parte em solo e parte no rio.
Os números da obra são impressionantes, e as fundações em terra têm em média uma profundidade de 48m, sendo 25m em argila orgânica e 23m em arenito. As fundações em água têm profundidade média de 40m, sendo 18m lâmina d'água e 22m cravada em rocha.
No processo construtivo das fundações em água, a equipe utilizou uma plataforma elevatória, para garantir o alinhamento da estrutura.
Benefícios para o Litoral Ocidental
A entrega da ponte vai beneficiar diretamente 10 municípios e dinamizar atividades econômicas, como a agricultura familiar, pesca, e turismo. Proporcionando uma uma nova rota mais rápida para transporte e logística, facilitando o escoamento de produtos da região, aumentando também a rota de integração do Maranhão com o estado do Pará.
Um dos efeitos positivos já está ocorrendo, com a obra houve a geração de empregos e renda para mais de 450 famílias da região.