Governo entrega Espaço de Cuidados Psicossociais; obra foi executada pela Sinfra

O Governo do Estado entregou, na tarde desta segunda-feira (22), o Espaço de Cuidados Psicossociais: Enfermaria de Saúde Mental, um anexo do Hospital Nina Rodrigues, no bairro Monte Castelo. A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) e o espaço será administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A enfermaria dispõe de serviço destinado a pacientes com transtornos mentais em conflito com a Lei, sentenciados em processos penais, e em tratamento no Hospital Nina Rodrigues.
A solenidade teve as presenças do governador Carlos Brandão; secretário da Sinfra, Aparício Bandeira; secretários de Estado, equipe de Governo e profissionais envolvidos com o tratamento de pacientes com transtornos mentais.
O novo equipamento de saúde do Governo do Maranhão teve um investimento de R$ 3,8 milhões e tem área total construída superior a 1 mil metros quadrados, com um prédio principal e um anexo. A capacidade é de 37 leitos, com 10 enfermarias, salas de isolamento, estabilização, refeitório, parte administrativa, oficina, pátio e jardim.
A fiscal da obra e arquiteta da Sinfra, Maria Freire, explicou que a construção do Espaço de Cuidados Psicossociais: Enfermaria de Saúde Mental foi executada conforme as normas de saúde e de vigilância sanitária.
"É um espaço novo e totalmente adaptado para receber os pacientes", ressaltou a fiscal.
INSTALAÇÕES DA CASA DO PACIENTE JUDICIÁRIO
Área total construída: 1.098,16 m²
Prédio principal: 902,43 m²
Prédio anexo: 195,70 m²
AMBIENTES DO ANEXO I:
Salão para oficinas
Recepção/Espera
Circulação geral
Circulação coberta
Administração
T.I.
Hall
P.C.D Masc.
P.C.D Fem.
Banheiro feminino
Banheiro masculino
Hall sanitário
DML
Refeitório (32 pessoas)
Distribuição refeição
Acesso alimentos
Calçada
Saída de emergência
AMBIENTES ANEXO II:
Circulação coberta
Espaço convivência
Serviço social
Consultório indiferenciado
Quarto coletivo (Feminino)
Banheiro
Ante Câmara
Paciente (Infectocontagioso)
Banheiro
WC Func. Feminino
WC Func. Masc.
Circulação geral
Copa
Coordenação
Banheiro
Plantonista masculino
Banheiro
Plantonista feminino
Calçada
DML
Exames/Curativos
Sala de utilidades
Guarda Equip/Materiais
Calçada
Guarda temp. roupa suja
Farmácia satélite
Rouparia (Limpo)
Sala de estabilização
Posto enfermagem
Serviços
01 Quartos coletivo (Masculino)
Banheiro
02 Quartos coletivo (Masculino)
Banheiro
03 Quarto coletivo (Masculino)
Banheiro
04 Quarto coletivo (Masculino)
Banheiro
Posto enfermagem
Serviços
Banheiro
05 Quarto coletivo (Masculino)
Banheiro
06 Quarto coletivo (Masculino)
Banheiro
07 Quarto coletivo (Masculino)
Banheiro
08 Quarto coletivo (Masculino)
Banheiro