Escola de São Luís recebe serviços de reformas realizados pela Sinfra: “Esta é a primeira obra deste porte há 30 anos”

Acessar fotos
4/03/2024

Como forma de fortalecer, ainda mais, a educação maranhense e dar prosseguimento aos projetos de valorização dos espaços estudantis, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), não tem hesitado em liberar recursos que garantem essas realizações.

Um exemplo desses esforços são as obras de reforma e ampliação do Centro de Ensino Prof. Rubem Almeida, em São Luís, no bairro do Bequimão, que há mais de trinta anos professores e alunos esperavam por uma reforma que atendesse as necessidades urgentes da escola.

O governador Carlos Brandão, sensível às demandas do corpo docente e estudantil, autorizou o início das obras no local, visando o melhor rendimento dos alunos e melhores condições de trabalho dos funcionários. A primeira etapa dos trabalhos já está bem adiantada e será entregue ainda neste mês de março.

A professora Silvani Mendes, que leciona, há mais de 30 anos, no Centro de Ensino, afirmou que essa é a primeira reforma de grande porte que está sendo realizada.  

“Trabalho aqui há 31 anos. Em termo de obra, é a primeira que eu vejo nessa escola deste porte. Agora, pelo o que eu estou vendo, a comunidade só ganhou com essa obra”, disse.

Além de melhoria estrutural, a professora ressaltou que esses trabalhos acabam valorizando e beneficiando, também, toda a comunidade local que pode matricular seus filhos confiando na qualidade do ensino e na segurança do espaço.

“Eu acredito que a comunidade vai ganhar muito, o alunado e os funcionários também. É uma forma de adquirir até mais alunos porque uma escola ruim ninguém quer”, reconheceu.

Para o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, essa é uma obra que vai oferecer não só um espaço reformado e mais seguro, mas, inclusive, novas oportunidades de ensino-aprendizado aos alunos, com conforto e bem-estar, no amplo desenvolvimento, na prática, de uma melhor formação, também, artística, cultural e esportiva.

“Tudo que fazemos é pensando na integridade intelectual, cultural e física dos nossos alunos. Uma escola em boas condições estruturais evita acidentes e coopera para um aprendizado de excelência. É isso que buscamos junto ao governador Brandão. Com certeza, todas as melhorias vão refletir no futuro destes jovens a abrir portas”, afirmou.

Detalhes da obra

A primeira etapa dos serviços no Centro de Ensino está bem adiantada e a previsão é que seja entregue neste mês de março.

Foram feitas novas instalações elétricas em toda a escola, pintura, troca de revestimentos; implantados novos quadros negros e ar-condicionado dentro das salas, deixando o espaço de aprendizado mais confortável aos alunos e professores. Nove salas já foram concluídas.

Além disso, forros novinhos foram implantados junto com a substituição das portas antigas por novas de madeiras revestidas. Os telhados, que antes apresentavam várias aberturas e gotejavam em tempo de chuva, foram restaurados.

Os banheiros também passaram por melhoria e ampliação com novos revestimentos, bancadas de mármore e novas instalações hidráulicas. Inclusive, a Sinfra construiu um novo banheiro adaptado para pessoas com deficiência.  

Apenas no feminino, são doze cabines, sendo dois chuveiros. No masculino, também são doze cabines, sendo dois mictórios.