Construção da ponte sobre o Rio Balsas está sendo preparada para a fase de levantamento das estruturas

Mais um feito histórico na infraestrutura, promovido pelo Governo do Maranhão, vai cooperar, diretamente, no fim do isolamento terrestre e dinamização do tráfego dos moradores de São Félix de Balsas

Acessar fotos
25/04/2023

Ampliando o elo com todo o estado e fortalecendo o desenvolvimento do setor econômico regional, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), mantém equipes empenhadas no canteiro de obras da ponte sobre o Rio Balsas, que já conta com várias frentes de trabalho em andamento e vai garantir acesso seguro ao município de São Félix de Balsas, possibilitando, também, o fim do isolamento terrestre e mais liberdade para a população.  

Com uma extensão de quase 200 metros, a construção da ponte sobre o Rio Balsas, que já era aguardada há décadas na região, se destaca por seu valor de integração social. Atualmente, o foco das atividades está no lançamento das pré-lajes de concreto entre os eixos de sustentação, além dos serviços de armação e concretagem da laje e guarda-rodas de 50% da extensão da ponte. Com a conclusão da obra, os moradores de São Félix de Balsas terão o primeiro acesso terrestre moderno e seguro aos municípios vizinhos de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite.

O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, vê nessa obra uma ajuda direta para a população em diversos aspectos. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias que vivem na área rural e o quanto as pontes são importantes para os deslocamentos. Com a facilidade de acesso que estamos levando a São Félix de Balsas, não só a mobilidade pode ser melhorada, mas, também, o escoamento da produção da agricultura familiar dos moradores da região. Isso faz com que o município também cresça. Estamos empenhados, trabalhando todos os dias para entregar mobilidade, com segurança, para os munícipes”, defendeu.

Saiba Mais

A construção da ponte de São Félix de Balsas está em andamento com um investimento total de, aproximadamente, R$ 25 milhões, e já alcançou 85% de sua conclusão. Atualmente, o foco das atividades está no lançamento das pré-lajes de concreto entre os eixos de sustentação.

Além disso, uma equipe responsável pela escavação dos tubulões está sendo mobilizada e, assim que a cota da água do Rio Balsas baixar, a escavação e concretagem dos tubulões do eixo 05 (leito do rio) serão retomadas, concluindo a fase de fundações. Nas próximas semanas, também serão iniciados os serviços de armação e concretagem da laje e guarda-rodas de 50% da extensão da ponte.