03/01 11:23

Novos espaços públicos entregues em 2021 promovem transformação social e desenvolvimento econômico

Finalização dos serviços na quadra poliesportiva em Caxias (Foto: Divulgação)

Finalização dos serviços na quadra poliesportiva em Caxias (Foto: Divulgação)

Desde um feriado desfrutando das belezas dos Lençóis Maranhenses, até um final de tarde aproveitando um passeio com a família em uma praça ou uma partida de futebol com a turma do bairro, o compromisso da gestão Flávio Dino é com a qualidade de vida e bem-estar da população, promovendo espaços com infraestrutura de qualidade acessíveis para todos.

Por isso, em 2021, temos mais 17 novos equipamentos públicos entregues pelo Governo do Maranhão e executados por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), que contemplam serviços de construção e revitalização nas áreas de urbanização, esporte e lazer, pontos turísticos e culturais, mercados, feiras e centros de assistência especiais, beneficiando assim a população maranhense em diferentes regiões do estado.

Seu Antônio Pereira, um dos presidentes de uma liga desportiva no bairro do Recanto Fialho, compartilha como uma área de esporte e lazer ajuda a mudar a vida das pessoas. “Foi Deus quem mandou essa obra para cá para a gente. Muito grande, muito bonita e que está servindo para que nós possamos tirar nossos garotos da criminalidade, inclusive tem vários deles aqui que já conseguimos resgatar do mundo das drogas”, explicou.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, destaca o poder de transformação social que esses espaços trazem para cada comunidade que os recebem. “Estamos felizes por encerrarmos o ano entregando ao povo maranhense tantos novos ambientes de lazer e de desenvolvimento social. Nós precisamos cada vez mais de espaços desse tipo para que as pessoas possam se encontrar e para que haja integração comunitária. Isso fortalece o vínculo entre as pessoas, melhora a qualidade de vida e eleva a autoestima da população”, afirmou.

Novos espaços em 2021

Novo Aeroporto de Barreirinhas possui capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia. (Foto: Divulgação)

Uma obra de grande importância na região dos Lençóis, o Aeroporto de Barreirinhas foi construído com área de pouso e decolagem para aeronaves com capacidade de 120 passageiros, promovendo mais agilidade e comodidade para quem precisa viajar por esse trecho. O terminal possui espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações adequadas para pessoas com necessidades especiais, além de saguão, área de exposição, lojas e um anexo para área administrativa, em uma estrutura capaz de atender cerca de 300 pessoas por dia.

Farol Preguiças, um dos cartões postais do povoado de Mandacaru. (Foto: Divulgação)

Farol Preguiças, um dos cartões postais do povoado de Mandacaru. (Foto: Divulgação)

 

E ainda no território das areias, temos o Farol Preguiças, um dos cartões postais do povoado de Mandacaru, que foi totalmente revitalizado com a execução de obras de reforço estrutural, garantindo a segurança de quem visita o local ou trabalha

nos arredores. O pacote de investimentos realizados na área dos Lençóis Maranhenses possibilita uma melhor experiência turística e tem impacto direto no fortalecimento do comércio local, gerando emprego e renda para a comunidade que vive da pesca, do artesanato e do turismo.

Já na capital maranhense, a galera do Recanto Fialho tem dado um verdadeiro show de bola depois da reforma e ampliação do Campo de Futebol Verona. Além de estimular a prática esportiva no bairro, o espaço é um equipamento de apoio na socialização de jovens e adultos da comunidade, dando um novo propósito para crianças e jovens antes envolvidos com a criminalidade. Em uma parceria Sinfra e Sedel, o campo recebeu reforma estrutural e serviços de drenagem e aplicação de grama na área de jogo, juntamente com a execução de bancos reserva, arquibancada coberta e canteiro com árvores. A área ainda conta com um prédio de apoio com vestiário e administração, um quiosque e um posto policial.

Reforma e ampliação do Campo de Futebol Verona. (Foto: Leandro Sousa)

Reforma e ampliação do Campo de Futebol Verona. (Foto: Leandro Sousa)

Como destaques na área de Mercados e Centros, temos a Feira da Cidade Operária, em São Luís e o Centro de Artesanato, em Imperatriz. Os dois espaços foram totalmente reformados e adequados para dar aos feirantes e artesãs um local com melhores condições de trabalho para comercialização dos produtos, gerando também emprego e progresso para a população local.

Inauguração da Praça Caboclo Sousa, em Montes Altos. (Foto: Divulgação)

Inauguração da Praça Caboclo Sousa, em Montes Altos. (Foto: Divulgação)

E na cidade de Montes Altos, localizada na região Oeste do Maranhão, a inauguração da Praça Caboclo Sousa, que foi revitalizada e recebeu a instalação de parquinho para as crianças e academia para os adultos, se tornou um novo espaço de convivência, promovendo o lazer e prática da atividade física. “É uma praça que, além de embelezar a cidade, vai contribuir com a prática de atividade física, vai ser um ponto de encontro que vai convergir as pessoas para que venham para que se divirtam e conversem. Estamos muito felizes e vamos também ajudar a cuidar desse espaço”, afirmou a moradora Fabiane Sousa.

 

 

Mais investimentos em andamento

Como em time que ganha não se mexe, além das obras entregues, mais investimentos estão em andamento no estado. As cidades de Duque Bacelar e Sítio Novo receberão, cada uma, um campo de futebol que está sendo construído pelo Governo do Estado. Os serviços já estão em finalização para entrega. Os moradores vão poder aproveitar mais dois amplos espaços para o esporte e lazer.

E a cidade de Campestre do Maranhão também está na partida, recebendo investimentos nos serviços de iluminação do Campo Society da Praça e do Estádio Municipal. Com obras avançadas, já com infraestrutura para instalação elétrica e para colocação dos postes metálicos, em breve a população receberá um local adequado para a prática esportiva e lazer, gerando assim mais qualidade de vida no município.

Caxias também receberá um novo equipamento público na cidade. A nova praça, que já está com processo de conclusão nos 45 do 2º tempo, logo será inaugurada com uma estrutura com quadra poliesportiva, área de playground e academia, quiosque de lanches e espaço para caminhada.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Localização

localização

Click to open larger map

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget