“É um benefício para todos os moradores dos arredores que usam essa travessia ”, diz morador sobre nova obra em Timbira

Ponte em Timbiras vai melhorar a integração entre povoados e o município. Foto: Divulgação

Para quem depende de um único acesso para transitar entre um local e outro, ter uma via com infraestrutura e que proporciona segurança nessa travessia é fundamental e faz parte do direito de ir e vir da população.

Guterres, morador há dez anos na cidade de Timbiras, também é operário na obra que está em andamento, sobre a ponte sobre o Rio Santarém e diz que esse é um benefício muito esperado pela comunidade.

“É um benefício para todos os moradores dos arredores que usam a travessia para diminuir a rota. A obra está trazendo benefício para nós trabalhadores, trabalhamos em roça, quando enchia a gente ficava preocupado em como passar, e agora estamos aqui vendo a obra acontecer”, disse.

Guterres afirma que várias foram as promessas de construção dessa ponte, mas que apenas na gestão Flávio Dino ela foi concretizada. “Quero agradecer o governador e o secretário Clayton Noleto, continuem assim, trazendo mais emprego e benefício para a cidade de Timbiras”, reforçou.

Para o secretário Clayton Noleto, cada obra representa um novo momento para as cidades e a região que o cerca. Em Timbiras, por exemplo, a ponte vai fortalecer a conexão com os demais povoados, e reforçar o trabalho dos pequenos agricultores. “Nós ainda nos deparamos com comunidades tendo dificuldades de acesso, e nosso trabalho é proporcionar solução para a rotina de milhares de famílias. Estamos com a obra em pleno vapor, e vamos entregar mais um equipamento público para facilitar o dia a dia das pessoais”, destacou.

Em Timbira, população acompanha de perto a obra da nova ponte. Foto: Divulgação

Obra em andamento

A ponte sobre Riacho Santarém possui uma estrutura mista de concreto armado e aço de 25 metros de extensão e 10 metros de largura, com passeios em ambos os lados. O local é o principal acesso entre o centro da cidade e a zona rural de Timbiras, e o bairro Horta, beneficiando cerca de 4 mil moradores.

Edvaldo Lucena, engenheiro responsável pela obra destaca a relevância dos serviços para a comunidade, e que diariamente a população passa pelo local para acompanhar de perto cada fase do projeto. “Essa ponte, segundo os moradores era aguardada havia muito tempo. O governador Flávio Dino deu total importância para o pedido da comunidade e tiramos a obra do papel. A obra gerou emprego, movimentou a economia, e os pequenos agricultores estão o tempo todo passando por aqui. A população inclusive acompanha de perto a evolução da obra,” disse.

Os serviços estão na fase de construção da superestrutura da ponte (armação do tabuleiro e guarda corpos), para o lançamento de concreto e com previsão de término para os próximos meses.