Novo Farol preguiças representa esperança e retorno do comércio local

Farol Preguiças, localizado no povoado Mandacaru. (Foto: Elainy Castro)

O povoado de Mandacaru, localizado em Barreirinhas, mantém uma grande expectativa para a inauguração do novo Farol Preguiças, que foi revitalizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). No último sábado (22), o gestor da pasta, Clayton Noleto, esteve no local junto ao prefeito da cidade, dr. Amílcar, e o superintendente regional de Articulação Política, Manuel Rodrigues para vistoriar os serviços realizados.

O Farol, um dos cartões postais do povoado, com 160 degraus, é parada obrigatória para quem faz a rota turística dos Lençóis Maranhenses, devido à vista privilegiada que se tem do alto da torre, além de movimentar a economia local, tendo em vista que a comunidade sobrevive da pesca, comércio, turismo e artesanato. Agora, com o Farol Mandacaru reformado e mais seguro, a população poderá retomar aos poucos a movimentação econômica, seguindo todas as restrições sanitárias devido à pandemia.

Para Domingos Rodrigues, dono da banca de bebidas tradicional logo na entrada da vila, o novo farol representa uma esperança para volta do comércio. “Antes estava tudo bem, agora as lanchas vêm e não atracam. A nossa expectativa é que com o Farol aberto à visitação, as vendas melhorem”, disse.

Domingos Rodrigues, dono da barraca de bebidas, em Mandacaru. (Foto: Elainy Castro)

Visando garantir a beleza e a segurança do local, a equipe da Sinfra realizou os serviços de revitalização, executando obras de reforço estrutural, guarda corpo, corrimão, letreiro, instalações elétricas e pintura.

Ao ver a reforma sendo realizada, a comerciante Ivanete Moraes, conhecida como Netinha, que trabalha no local há 22 anos, diz que o Farol Preguiças é fonte de renda para muitas famílias e que o novo visual dará mais visibilidade e lucro. “ Eu tenho certeza que a reabertura do Farol vai ajudar muitas mães de família, não só aqui, como em Barreirinhas, Caburé e toda a região”, reforçou.

Já para o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, além de possibilitar melhor experiência turística, a revitalização também influencia diretamente na geração de emprego e renda para a população do povoado, que vive de pesca, artesanato e turismo. “O Farol de Mandacaru é um importantíssimo equipamento de turismo para a região. Com a atividade econômica, pais podem sustentar suas famílias. Em breve o local será reaberto e os trabalhadores poderão aumentar sua renda”, disse.

Além de ser importante para o povoado de Mandacaru, o novo Farol também é indispensável para o povoado vizinho, Badaora. Segundo Ivanete Silva, presidente da Associação de Moradores do Povoado Badaora, pais e mães de família prestam serviços e o Farol os auxilia no ganho de renda. “Temos prestadores de serviços que dependem do Farol, restaurantes estão fechados, e a comunidade é afetada indiretamente já que do povoado saem prestadores de
serviços que trabalham na região do Farol Mandacaru. Temos esperança para o retorno das atividades”, afirmou.

Ivanete Moraes, conhecida como Netinha, comerciante do povoado Mandacaru. (Foto: Elainy Castro)