Trabalhadores da construção civil começam a ser vacinados em São Luís

Alegria foi o sentimento que marcou o inicio da vacinação da classe de trabalhadores da construção civil nesta quarta-feira, 25 na capital. (Foto: Reprodução)

Na manhã desta quarta-feira, 25, os trabalhadores da construção civil começaram a ser vacinados pelo Governo do Maranhão, seguindo a descrição dos grupos prioritários e recomendações do Plano Nacional de Imunização.

Como simbolismo e união de esforços de todas as esferas estaduais, a vacinação dos profissionais da construção civil começou no Hospital da Ilha, uma parceria entre saúde e infraestrutura que tem colaborado no enfrentamento ao coronavírus no Maranhão.

O governador Flávio Dino falou sobre essa simbologia na cerimônia de início da vacinação no Hospital da Ilha. “Essa obra é a maior que temos na ilha de São Luís e no estado, por isso começamos aqui. Simbolicamente, também é uma obra da saúde, para homenagear os trabalhadores da construção civil que foram e continuam sendo decisivos, desde o início da pandemia, inaugurando dezenas de novas unidades de saúde. Nós devemos isso a estes trabalhadores e por isso o gesto de reconhecimento!”, destacou o governador.

Frederico de Sousa, vacinado no dia do seu aniversário (Foto: Ana Gabriela Moura)

Para alegria do Frederico de Sousa, esse reconhecimento chegou em um dia muito festivo, o do seu aniversário. Ele fala do sentimento de ter recebido a vacina em um dia tão especial. “Me sinto grato por ter tomado com 25 anos a vacina contra a covid-19. Que os dias para frente sejam muito melhores, eu estou muito feliz. Obrigado por hoje e por esse presente, só tenho a agradecer”, contou o trabalhador satisfeito.

O secretário Clayton Noleto, também falou sobre esse gesto de reconhecimento aos profissionais da Sinfra. “A inclusão dos  profissionais que trabalham na construção civil é muito justa. São profissionais que estão atuando diuturnamente, inclusive para viabilizar novos equipamentos na área da saúde. Já são 17 unidades viabilizadas desde o início do combate à pandemia. Agora, na medida em que esses profissionais começam a ser vacinados, nós temos mais segurança e melhores condições para acelerar a realização de obras. Isso também ajuda a manter a economia aquecida, gerar mais emprego e renda e estar de acordo com o binômio central do governo do maranhão: salvar vidas e manter a economia aquecida”, destacou o secretário de infraestrutura.

Hoje apenas os trabalhadores da obra do Hospital da Ilha receberam a vacina (Foto: Ana Gabriela Moura)

Vacinação dos profissionais da Construção Civil

O governador Flávio Dino esclareceu o funcionamento do plano de ação para a imunização destes profissionais. “Estamos começando pelas grandes obras, em que as empresas nos ajudam a organizar o público. Nós teremos em parceria com as prefeituras os pontos de vacinação destinados a autônomos. No Hospital da Ilha, trabalham 300 pessoas e por isso começamos por aqui, depois seguimos para outras grandes obras e em seguida para os postos de vacinação para autônomos mediante documentação que demonstre o exercício da atividade profissional.

Em reunião técnica com as prefeituras, será definido o funcionamento da relação entre as equipes estaduais que vão percorrer as grandes obras e as equipes das prefeituras que vão ser suporte no alcance dos trabalhadores autônomos.

Hospital da Ilha

Além da vacinação, o Governador Flávio Dino também visitou as obras do Hospital da Ilha (Foto: Ana Gabriela Moura)

Após o início da vacinação, o governador Flávio Dino acompanhado do secretário Clayton Noleto, do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande e da equipe técnica da Sinfra, vistoriaram o andamento das obras do Hospital.

Na primeira fase serão cerca de 220 leitos, com possibilidade de expansão, centro cirúrgico, ala exclusiva para queimados, setor de hemodiálise, tomografia, além dos atendimentos de urgência e emergência.

Se consolidando como a maior estrutura de saúde do estado, são mais de 300 trabalhadores envolvidos diretamente nessa construção que trará qualidade de atendimento médico aos ludovicenses e todos os maranhenses. Em um Hospital com estrutura de ponta, quem ganha sempre é o povo.

O trabalhador Marcelo Fonseca, que atua como servente de obra nessa construção, falou sobre essa atenção do Governo aos colaboradores da construção civil e do Hospital da Ilha. “Para mim é muito importante esse projeto de fazer com que todos os trabalhadores da construção civil sejam vacinados. Nós somos muitos aqui no consórcio do Hospital da Ilha e temos muitos encontros com pessoas, então a gente já com a vacina, nós ficamos com menos chance de se contaminar e ficar imune”, contou o trabalhador.

Infraestrutura e saúde, andando juntas para salvar vidas!

Veja mais!