Novo Farol de Mandacaru garantirá a retomada da economia na região

Farol Preguiças, localizado no povoado Mandacaru. (Foto: Elainy Castro)

O Farol Preguiças, localizado em Mandacaru, povoado do município de Barreirinhas, é um cartão postal na região. A torre, que possui 160 degraus, é ponto turístico para quem decide fazer a rota da chamada Região das Areias. E visando manter a beleza e segurança do local, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), realizou os serviços de revitalização, executando obras de reforço estrutural, guarda corpo, corrimão, letreiro, instalações elétricas e pintura.

No último sábado (22), o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, esteve no Farol, junto ao prefeito de Barreirinhas, dr. Amilcar, e o superintendente regional de Articulação Política, Manuel Rodrigues, para vistoriar os serviços finalizados.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura, o Farol já está concluído, porém o órgão aguarda a assinatura do Termo de Cooperação por parte da Marinha do Brasil para que a data de inauguração seja marcada.

Para o gestor da pasta de Infraestrutura, Clayton Noleto, além de possibilitar melhor experiência turística, a revitalização também influencia diretamente na geração de empregos e renda para a população do povoado, que vive de pesca, artesanato e turismo. “O Farol de Mandacaru é um importantíssimo equipamento de turismo para a região. Com a atividade econômica, pais podem sustentar suas famílias. Em breve o local será reaberto e os trabalhadores poderão aumentar sua renda”, disse.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Canoa carregada com as cestas básicas para serem entregues às famílias dos povoados Mandacaru e Badaora. (Foto: Elainy Castro)

Ainda no sábado (22), o gestor da Sinfra, Clayton Noleto, participou da entrega de cestas básicas, junto à secretária de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima, e a Superintendência da Secretaria de Turismo (Setur). Por conta da pandemia e a redução do número de turistas em Mandacaru, o Governo do Maranhão destinou 80 cestas básicas para a comunidade. As famílias do povoado de Mandacaru e Badaora foram beneficiadas.

“Essa cesta vai me ajudar muito. Estamos vivendo esse período de pandemia que tem nos afetado bastante, principalmente os artesãos e pescadores, pessoas que lidam diretamente com o turismo. Quero agradecer ao Governo por lembrar da gente”, ressaltou a moradora de Mandacaru, Ana Rosa.

MAIS INVESTIMENTOS

Além do novo Farol, a Sinfra executa a fase final dos serviços no aeroporto de Barreirinhas. Um investimento de R$ 9 milhões, executado com recursos Federais e do Governo do Estado.

Ana Rosa, moradora do povoado Mandacaru. (Foto: Elainy Castro)

A estrutura dispõe de espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações próprias para pessoas com deficiência física, saguão, área de exposição, lojas e um anexo para área administrativa. A capacidade de pouso e decolagem para aeronaves do modelo A319 com capacidade média de 120 passageiros. Já o terminal, terá capacidade para atender 300 pessoas por dia.

De acordo com o cronograma de execução, o aeroporto de Barreirinhas será entregue ainda no primeiro semestre deste ano.