“É um prazer, enquanto trabalhador e enquanto cidadão, fazer parte dessa obra histórica”, diz servente sobre o novo hospital de urgência e emergência de Imperatriz

IMG_8479

O servente Levi Frazão de Sousa é um dos trabalhadores empregados graças à construção do novo hospital de urgência e emergência de Imperatriz. Para ele, essa é uma iniciativa importante do Governo do Estado e que tem ajudado a todos que estão envolvidos na obra. “É importante porque gera emprego e renda, não só para mim, mas para todos os trabalhadores que levam o pão para as suas famílias graças a essa obra. É um prazer, enquanto trabalhador e enquanto cidadão, fazer parte dessa obra histórica”, afirmou. São quase 100 empregos diretos nessa etapa dos serviços.

Moisés Leal

Outro trabalhador contemplado é o auxiliar administrativo e almoxarifado, Moisés Leal, que destacou o sentimento em participar da execução dos trabalhos que, em breve, vão resultar em vidas salvas. “É muito satisfatório. Não tem nem explicação para falar da sensação de participar de uma obra que vai salvar vidas de pessoas”, disse.

A obra, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), é um marco histórico para toda Região Tocantina porque se soma a outros investimentos do Governo do Maranhão já realizados desde o início da gestão, como a construção e entrega do Hospital Macrorregional Ruth Noleto e ampliação do leitos, que formam uma rede pública de saúde. Com isso, há a diminuição das filas de espera e aumento da capacidade de atendimento, oferecendo uma estrutura hospitalar moderna.

IMG_8558

Localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana, ao lado do macrorregional, o novo hospital vai dispor de uma estrutura moderna, com 131 leitos, sendo 120 de enfermaria e 11 de UTI. Além disso, a unidade vai dispor de 24 salas de observação, duas de medicação e de coletas – sendo metade para atendimento de crianças e a outra metade para adultos, sala de sutura, de imobilização, sete de cirurgia, duas de raio x, uma de tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, de exame de colonoscopia e de endoscopia.

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, esses investimentos mostram o comprometimento da gestão Flávio Dino com a população da região e com todos os profissionais da saúde, que também recebem um espaço de trabalho digno. “Tanto os pacientes e familiares, quanto os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, podem esperar um ambiente confortável e digno, a exemplo do que já acontece no macrorregional, que presta um atendimento de excelência e que é referência até para estados vizinhos, como Pará e Tocantins. Essa é a marca da gestão Flávio Dino”, avaliou.

Sobre o andamento da obra

IMG_8559

Os serviços seguem acelerados com a execução de trabalhos na superestrutura e terraplanagem. No bloco das enfermarias, toda a parte das fundações já foi finalizada. Agora, estão realizando a concretagem de pilares, a armação e a concretagem de blocos, cravamento de estacas, teste de provas de cargas para saber se estas vão suportar o peso desejado. Já nos outros blocos, que são a parte operacional, a parte de cirurgia, raio X, está em andamento a terraplanagem e marcação de gabaritos.

Outros investimentos

Noleto mencionou, ainda, as outras obras já executadas e que também reforçam o atendimento na saúde, como a reforma e modernização do Hospital Regional Materno Infantil e da Casa da Gestante Dra Eimar Andrade Melo, que acolhe gestantes e bebês em situação de vulnerabilidade social. Há ainda, ações nas cidades vizinhas, o que descentraliza e otimiza o atendimento, como o atendimento realizado pelos hospitais regionais de Balsas e Carolina e a policlínica de Açailândia.