22/04 16:37

Obra no Hospital da Ilha avança com a construção de fachada e testes de segurança

Hospital da Ilha entra em nova fase (Foto: Divulgação)

Hospital da Ilha entra em nova fase (Foto: Divulgação)

A cada nova etapa concluída na obra do Hospital da Ilha, em São Luís, a estrutura se consolida rumo a uma das maiores obras hospitalares da capital. O investimento do Governo do Maranhão tem uma área construída de 32 mil m²m em um terreno com 62 mil m² de área total, movimentando cerca de 250 profissionais diretos, além de empregos indiretos, sob a coordenação das equipes de engenharia da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), que monitoram e avaliam todas as fases do projeto.

Neste mês, os trabalhos avançaram para uma outra parte importante para a execução da obra: os testes de incêndio. Para cumprir o que é exigido pelos órgãos fiscalizadores toda a área do hospital precisa ter uma estrutura que garanta segurança quanto a esse tipo de sinistro. Por isso, os profissionais acompanham, aplicam os testes e verificam a confiabilidade do projeto.

“Os teste serão feitos tanto na tubulação de água gelada quanto na de incêndio. São pelo menos três profissionais para garantir a estanqueidade da tubulação, acompanhando todo o processo. Cada trecho verificado precisa estar livre de ar por dentro, onde são realizados os trabalhos com equipamentos específicos. Os testes variam de 30 minutos até 48 horas, o que é o caso de gases medicinais, que são mais delicados. Ao final da obra, o consórcio vai entregar um book com todos os resultados dos testes para garantir a segurança da obra”, explicou Lauro Campos, engenheiro.

Os testes estão sendo realizados nas tubulações (Foto: Divulgação)

Os testes estão sendo realizados nas tubulações (Foto: Divulgação)

Após toda a fase estrutural finalizada, as equipes já avançaram na rede hidráulica, sistema de ar, drenagem e uma série de serviços para que as salas que futuramente se tornarão leitos, UTI’s e salas para diversas especialidades de cirurgias, inclusive para tratamento de queimados tenham a estrutura adequada. O secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, destaca que essa é mais uma obra estruturante, com a marca de uma gestão que pensa no bem-estar da população.

“Nosso governador pensa no povo, isso é incontestável. Essa obra é reflexo disso, nós estamos em um momento de crise financeira e sanitária, mas temos encarado isso com obras, com trabalho e pensando no futuro da população, que precisava sair da sua cidade em busca de tratamento em outras regiões. Agora, somos polo, e vamos ter mais um hospital para fortalecer essa rede de atendimento”, frisou Clayton.

Projeto em andamento

A obra atualmente segue com mais de 56% de execução em seis blocos com trabalhos que abrangem a infraestrutura elétrica, execução de aterro, reboco, piso, tubulação de combate à incêndio, instalação de equipamentos de automação, infraestrutura de gases medicinais, rede fria e quente entre uma série de outras atividades que acontecem simultaneamente.

Na parte externa o prédio passa por execução de pintura de fachada, estrutura de concreto e rampa de acesso, muro e área de lavagem para ambulância.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Localização

localização

Click to open larger map

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget