“A rua aqui ficou movimentada, tem gente que quer entrar e tirar foto”, diz trabalhador que atua na obra do novo IEMA em Santa Luzia do Paruá

José Hilton, trabalhador que atua na obra do IEMA em Santa Luzia do Paruá. (Foto: Divulgação)

Em meio à pandemia, a rotina dos brasileiros mudou. O uso de máscaras se tornou item obrigatório, o álcool em gel está sempre perto, mas com as pessoas distantes. Na educação, o ensino que era presencial, agora está sendo através das telas. O contato com os colegas de classe mudou, da mesma forma que a dinâmica dos professores para com os estudantes também está diferente.

Enquanto a rotina “normal” não volta, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), segue trabalhando na construção de novos prédios do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) para que, quando os alunos retornarem ao ambiente presencial, tenham mais locais com qualidade e estrutura adequada de ensino e aprendizagem.

Por meio de equipes da Sinfra, atualmente estão em execução as obras dos novos prédios em Coroatá, Santa Helena, Balsas, Colinas, Carutapera, Santa Luzia do Paruá e em outros municípios que receberão unidades.

Segundo o gestor da pasta, Clayton Noleto, a atuação da Secretaria de forma incansável para entregar os IEMAs mostra o compromisso que o governador Flávio Dino fez com a população em fortalecer o ensino público e com qualidade. “Mesmo com os desafios que estamos enfrentando, por conta da crise econômica e sanitária, seguimos trabalhando com a correta aplicação dos recursos públicos para cumprir com o compromisso que a Administração Flávio Dino fez: assegurar que cada maranhense tenha acesso à educação pública, com qualidade e digna, para que possam alcançar seus objetivos pessoais”, ressaltou.

Equipe executa serviços de cobertura do ginásio poliesportivo do IEMA. (Foto: Divulgação)

E não é só o benefício gerado após a entrega das unidades. Durante a construção, muitos trabalhadores são contratados e veem uma oportunidade de renda para sustentarem suas respectivas famílias, como é o caso do José Hilton, um dos profissionais que atuam na construção do IEMA em Santa Luzia do Paruá. “No meu ponto de vista, para nós é bom demais. Muito emprego para os trabalhadores. Tenho colegas que estão comigo desde o início da obra”, disse.

José Hilton também afirmou que a própria equipe e as pessoas da comunidade ficaram felizes em ver que a cidade terá uma unidade plena, oferecendo ensino médio e técnico, de forma integral e gratuita. “A rua aqui ficou movimentada, virou cartão-postal, tem gente que quer entrar e tirar foto de como o lugar tá ficando. Eu fico feliz porque aqui será para os nossos filhos aproveitarem. O pessoal está muito contente”, reforçou.

Segundo a equipe técnica da Sinfra, os blocos A,B e C estão prontos, assim como os serviços de alvenaria e estrutura metálica da quadra poliesportiva. Já o telhado da quadra está em execução, assim como a drenagem superficial e a urbanização.

A entrega do instituto está prevista para o primeiro semestre deste ano.