Governo reforça investimentos com obras em andamento na área da saúde, educação e infraestrutura

Hospital da Ilha atenderá urgência e emergência (Foto: Leandro Sousa)

O ano de 2021 iniciou com investimentos da Gestão Estadual em obras que alcançam várias áreas e são distribuídas em diferentes regiões do estado. São investimentos que fazem parte do pacote e obras no estado e que estão sob a gestão da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) abrangendo à educação, saúde, infraestrutura, com pavimentação de rodovias e vias urbanas, obras de lazer e esporte. O planejamento da Sinfra aponta mais de R$ 1 bilhão aplicados no andamento destas obras.

Para o secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, esse é o reflexo de uma gestão que trabalha com planejamento, investimento, e com foco no que de fato a população precisa. “Nós enfrentamos a crise financeira e pandêmica, tomando todas as medidas de segurança e de planejamento financeiro para que os investimentos pudessem ser aplicados de maneira correta. O dinheiro é público, precisamos administrar para que o povo faça parte disso. Estamos com mais obras em andamento, e esperamos que mais cidades sejam contempladas, com obras de qualidade”, disse.

Saúde e educação para todos

Na saúde, por exemplo, o Hospital da Ilha é uma das maiores estruturas hospitalares já investidas pelo Governo do Maranhão. As equipes trabalham na construção de uma megaestrutura, que futuramente, vai atender a serviços de urgência e emergência.

São mais de trezentos profissionais diretos, e dezenas de outros empregos indiretos que a obra beneficia. Após finalizada, a população de São Luís e da Grande Ilha vai ter mais oportunidade de tratamento em diferentes áreas, com estruturas modernas e de alto padrão tecnológico. As frentes de trabalho atuam em todas as áreas para garantir que o projeto siga o cronograma de planejamento da engenharia.

“A obra está avançando em todas as frentes, desde a parte interna, pavimentação interligação de esgoto, drenagem, iluminação, revestimento, pintura, instalação elétrica, hidráulica, gás medicinal. A obra inclusive já conta com um gerador, transformador”, ressaltou Lauro Campos, engenheiro da obra.

Cidades como Coroatá, Imperatriz, Joselândia, Paço do Lumiar, Pedreiras, São Bento, São Luís, São Mateus e Timon também estão com obras em andamento para que, após a conclusão das obras, a comunidade possa ter atendimento com qualidade. As obras estão relacionadas a conclusão, reforma e ampliação de hospitais e construção de unidades com capacidade entre 20 e 40 leitos para atender à população.

Obras do IEMA em Amarante seguem em andamento. (Foto: Divulgação).

Uma outra marca do Governo Flávio Dino é o crescente investimento em educação. Os maranhenses possuem uma estrutura modelo, através do projeto implementado desde 2015 pela Gestão Estadual, com o Instituto de Ciência e Tecnologia (IEMA), em várias regiões do estado.

As obras em andamento, fazem parte de um complemento de ações, para que todas as regiões sejam beneficiadas com unidades, sejam elas plenas ou vocacionais. O projeto estimula as demandas de cada área, respeitando o perfil e o foco na região.

Do montante investido na infraestrutura educacional, R$ 130 milhões são para as obras do IEMA nas cidades de Coroatá, Santa Helena, São Domingos, Balsas, Colinas, Chapadinha, Tutóia, Vitória do Mearim, Santa Luzia, Amarante e Santa Luzia do Paruá para as novas unidades em execução.

No sul do Maranhão, a comunidade amarantina vai receber uma estrutura ampla para beneficiar várias comunidades da região. “É um sonho para a nossa comunidade contar com uma estrutura como essa, que vai proporcionar mais capacitação aos jovens que antes precisavam se deslocar para Imperatriz. Agora temos uma estrutura de qualidade em casa”, disse Simone Maia.

A estrutura oferece salas de aulas amplas, salas administrativas, laboratórios, banheiros, cozinha industrial, refeitório e auditório. Todos os espaços são adaptados para receber pessoas com necessidades especiais.

A Sinfra mantém ainda, mais 25 intervenções, distribuídas em obras de segurança, ampliação e modernização de praças, mercados, quadras poliesportivas, além da manutenção de órgão públicos, para que, em todos os espaços públicos, à comunidade sinta-se bem acolhida, com estruturas e serviços adequados.

Infraestrutura e mais mobilidade

Mais Asfalto leva dignidade aos maranhense. (Foto: Divulgação)

O Programa Mais Asfalto, distribuído em ações de vias urbanas, auxiliando as Prefeituras de várias cidades, e em conservação de rodovias estaduais, está com mais de 40 intervenções em andamento simultaneamente apenas em rodovias, investindo mais de R $300 milhões para recuperação das vias estaduais.

Regiões como MA-006, de Mirinzal a Cururupu, MA-311 em Humberto de Campos, MA-020 Coroatá ao Povoado Macaúba, MA-313 São Vicente Ferrér até Cajapió e em diversas outras regiões do Maranhão. No total, onze grandes regionais são beneficiadas, e diversos municípios e povoados que são interligados pelas rotas estaduais também recebem pavimentação e reparos, melhorando a mobilidade no estado.

As vias urbanas também estão recebendo auxílio do Governo, mesmo esta não sendo uma responsabilidade do Estado, mas sim das Prefeituras. As cidades maranhenses estão com equipes trabalhando em ruas e avenidas melhorando a mobilidade da comunidade e dando acesso com dignidade aos serviços de saúde. Ruas que nunca tiveram acesso por vias pavimentadas, receberam pela primeira vez asfalto novo, através das ações do Governo.  Todos as atividades fazem parte do planejamento de investimentos em todas as áreas e regiões do Maranhão.