Governo investe mais de R$ 156 mi em obras na Região Tocantina

26506_hospital_municipal_de_carolina_entregue_pelo_estado_1_7204314860573682808-840x430

O Governo do Estado investiu mais de R$ 156 mi entre obras em execução e concluídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, na Região Tocantina, só no último ano. São ações distribuídas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e segurança que garantem direitos e melhoram a qualidade de vida da população de várias cidades.

Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, esses investimentos são realizados de forma integrada. “A gestão do governador Flávio Dino investiu em obras que integraram diversos serviços públicos e com foco nas pessoas. Construímos uma estrada rumo à justiça social e caminhamos nela. Estamos dando passos largos, mesmo em meio a uma crise sanitária e econômica mundial”, mencionou.

Em Imperatriz, por exemplo, entre as maiores obras estão construção do Centro de Ciências Agrárias da Uemasul e a reforma e ampliação do Hospital Materno Infantil (HRMI). Os serviços de construção do Centro de Ciências Agrárias estão em andamento, englobando 20 salas de aula, uma de controle, quatro para administração, uma de informática, quatro de manutenção técnica, 21 laboratórios, auditório, cantina, cozinha, oito banheiros, uma biblioteca e estacionamento.

O centro vai fortalecer a produção do conhecimento conforme as vocações regionais e possibilitar uma melhor formação profissional. Segundo a estudante Larissa Teles, os alunos estão empolgados com a construção. “A gente sabe que a qualidade de ensino, tanto nas aulas teóricas, quanto práticas, vão melhorar bastante, já que o nosso campus hoje está limitado para tantas turmas. Vamos ter espaço e estrutura melhor”, destacou.

Já a reforma, ampliação e modernização e ampliação do Materno Infantil foi acelerada  e adaptada para atender aos pacientes com Coronavírus, em um anexo que hoje funciona de forma independente  da estrutura da maternidade.  Depois da pandemia, a estrutura de 40 leitos volta a ficar à disposição do HRMI.

61546186-f217-4855-851d-f0f6f5d14aaf

Imperatriz recebe ainda os serviços de construção do novo Socorrão que vai contar com 131 leitos, sendo 120 de enfermaria e 11 de UTI, mais  24 salas de observação, duas de medicação e de coletas – sendo metade para atendimento de crianças e a outra metade para adultos, sala de sutura, de imobilização, sete de cirurgia, duas de raio x, uma de tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, de exame de colonoscopia e de endoscopia.

Outra cidade da região contemplada com obras da saúde foi Carolina, que recebeu um hospital que representa a descentralização do atendimento e, consequentemente, o fim de longas viagens em busca de atendimento médico dos moradores. O hospital tem uma estrutura de 20 leitos, além de espaços como recepção, lavanderia, área de armazenagem, passeio, jardim e lanchonete. Estrutura que garante um reforço importante na saúde pública.

Em Balsas e Amarante, está em execução a construção de unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) que fortalecem o ensino público no interior do Maranhão e ampliam a oportunidade e as condições de acesso ao mercado de trabalho. Os Iemas vão dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros.

Na infraestrutura, Lajeado Novo recebeu a ponte sobre o rio Flores tem 54 metros de comprimento por 8 de largura. Um investimento que beneficia diretamente a 300 famílias que moram na zona rural. Além de mais mobilidade para essas pessoas, fomenta a economia local com melhores condições de circulação dos produtos ligados ao plantio de milho e criação de gado, que é principal base econômica.

Para a caseira Maria José Bezerra, com a nova ponte o trajeto até a escola do filho agora é feito com mais rapidez e segurança. “Ficávamos semanas e semanas com o rio passando por cima dessa ponte de madeira. As crianças perdiam aula porque não tinha como atravessar. Agora com essa ponte nova acabou o sofrimento”, afirmou.

Ainda na Infraestrutura, o Programa Mais Asfalto possibilitou a melhoria de mais de 150 quilômetros de ruas e avenidas, distribuídos entre as cidades como Açailândia, Amarante, Lajeado Novo, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Davinópolis, Estreito e Imperatriz.