24/12 10:15

IEMAs: como o investimento em educação técnica transforma a vida de professores e alunos.  

Em seis anos de gestão do governador Flávio Dino, a comunidade estudantil maranhense foi contemplada com 17 obras e intervenções em unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Desde 2015, o Governo do Estado tem realizado investimentos no ensino formal e técnico.

Desde 2015, o Governo do Estado tem realizado investimentos no ensino formal e técnico.

O instituto proporciona que jovens e adultos tenham acesso à educação formal e técnica de qualidade, oferecida gratuitamente. Na modalidade ‘unidade plena’, o instituto assegura o ensino médio e técnico de forma integral. Já a modalidade ‘unidade vocacional’ possibilita que alunos ingressem em cursos voltados para as necessidades de cada região e, assim, saiam com capacitação para serem inseridos no mercado de trabalho.

Compromisso em oferecer educação integral gratuita e de qualidade.

Compromisso em oferecer educação integral gratuita e de qualidade.

Desde 2015, mais de 70 mil estudantes foram beneficiados com o ensino oferecido pelas unidades do IEMA e tiveram a oportunidade de mudar de vida, estudar e se capacitar, concluindo o curso prontos para atuar profissionalmente.

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a entrega de obras educacionais beneficiam a população e demonstram, ainda mais, que o compromisso da gestão com a educação está sendo cumprido. “Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para garantir que os compromissos que firmamos sejam cumpridos. Apesar do grande desafio que temos enfrentado, continuamos trabalhando e, assim, seguimos concluindo e entregando obras importantes para os maranhenses, como é o IEMA, que beneficiará estudantes e o corpo docente. Investir em educação pública e de qualidade é um dos focos da administração Flávio Dino”, enfatizou.

IEMA EM 2020
Em um ano desafiador como 2020, ano em que o mundo foi acometido pela crise sanitária causada pelo novo coronavírus, além da crise financeira, o Governo do Maranhão ainda assim seguiu com os investimentos na área da educação.

Governo do Maranhão entrega UP em São Vicente Férrer.

Governo do Maranhão entrega UP em São Vicente Férrer.

A Gestão Estadual entregou outras unidades do instituto, como em São Vicente Ferrer, inaugurada no dia do professor, data simbólica e que representa a valorização do corpo docente com um espaço adequado para o ensino e aprendizagem. O projeto estrutural do local oferece 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio coberto, auditório com capacidade para 200 lugares, laboratórios especiais e seis diversos, além de área de vivência e refeitório.

Jamily, estudante do IEMA Presidente Dutra

Jamily, estudante do IEMA Presidente Dutra

Outra unidade inaugurada foi no município de Presidente Dutra, um sonho realizado na vida de estudantes e educadores. “Essa é uma escola que eu sonhava estudar e que hoje é meu sonho como professor”, afirma Marcone Maranhão, professor de geografia do IEMA em Presidente Dutra.

Marcone Maranhão, professor de Geografia no IEMA Presidente Dutra.

Marcone Maranhão, professor de Geografia no IEMA Presidente Dutra.

Para Marcone, a nova estrutura do IEMA vai auxiliar no engrandecimento da vida escolar dos alunos. “A estrutura física que o nosso prédio oferecerá a partir de hoje vai possibilitar que eu e meus colegas professores possamos criar mais e mais projetos, o que vai engrandecer ainda mais a vida acadêmica dos nossos alunos. Hoje, somos referência no modelo pedagógico e na estrutura física”, disse.

 

Já a estudante Jamily Santos, que faz o curso técnico em Serviço Jurídico no Iema Presidente Dutra, disse que com o novo prédio haverá um incentivo a mais para a comunidade estudantil. “Com os novos IEMAs, acredito que o leque de oportunidades será bem maior, afinal a unidade conta com uma estrutura espetacular. Há uma rede de laboratórios incrível. Todas essas coisas contribuem para o nosso rendimento. Esse ganho não é só para os estudantes, mas também para os pais e para o município já que, aliada à estrutura física, temos uma unidade pedagógica excelente”, ressaltou.

Na capital maranhense, a Administração Flávio Dino concluiu mais uma etapa do IEMA Centro em São Luís.

IEMA EM ANDAMENTO
Atualmente, 11 unidades estão em andamento e em breve serão entregues. As obras em andamento estão localizadas nas cidades de Balsas, Coroatá, Santa Helena, São Domingos, Colinas, Chapadinha, Tutóia, Vitória do Mearim, Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia do Tide e Amarante. O investimento ultrapassa os R$ 130 milhões de reais.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Localização

localização

Click to open larger map

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget