Em seis anos, Governo investiu mais de R$ 1 bilhão com novas rodovias em várias regiões do Maranhão

Governo investiu mais de R$ 1 bilhão com novas rodovias em várias regiões do Maranhão (Foto: Divulgação)

Com 217 municípios, o estado do Maranhão possui uma extensa faixa territorial, e cada região do estado está conectada, em sua maioria, por rodovias, e muitas delas são estaduais. É certo que, quem precisa se deslocar de norte a sul do Maranhão, vai utilizar em algum momento, uma rota estadual.
Desde 2015, a Gestão Estadual, tem investido em um planejamento crescente de investimentos para garantir a pavimentação de novas rodovias. Ao todo, o Estado já aplicou mais de R$ 1 bilhão em novas obras rodoviárias, distribuídas em todas as regiões do Maranhão.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) responsável pela gestão das obras já realizou 34 importantes entregas, somando 26 rodovias e 08 pontes que tiraram cidades do isolamento, atraíram novos investimentos, gerou emprego, e conseguiu conectar as pessoas, melhorando a rotina de quem antes não tinha um acesso digno e com segurança.

Conexão de norte a sul

Cidades como Matões e Baú (MA-262), Imperatriz e Cidelândia (MA-386), Altamira do Ma e Brejo de Areia (MA-322), Itaipava do Grajaú (MA-329), Pedro do Rosário e Cocalinho (MA-006), Buriti Bravo (MA-034), Miranorte e Joselândia (MA-336), Balsas (MA-140), Grajaú e Arama (MA-006), Amarante e Sítio Novo (MA-275), Estrada do Peixe e recentemente os municípios d Paulto Ramos até Vitorino Freire (MA-119) e Lagoa Grande até Lago da Pedra (MA-245), são alguns dos exemplos de cidades e povoados que tiveram sua história mudada através da chegada da pavimentação. Em muitas localidades, as comunidades esperaram por mais de cinquenta anos para ter acesso pavimentado.

Ponte Verde faz parte desse investimento (Foto: Divulgação)

Desde a entrega da MA-275 em Amarante, por exemplo, a comunidade só tem comemorado os benefícios após a estrada que era aguardada há décadas. Edna Maia, moradora de Amarante, disse o quanto a inauguração da rodovia mudou a rotina dos moradores. “Como moradora há 40 anos, só quero agradecer ao governador Flávio Dino por tantas obras na nossa região. Depois da conclusão da obra, as coisas melhoraram muito, a gente gasta menos tempo no deslocamento e já percebe o desenvolvimento que essa obra trouxe a todos nós amarantinos”, disse.

Neste ano, a entrega da Ponte Verde, em São Luís, mudou radicalmente o trajeto de quem precisa trafegar entre as rodovias MA-201 e MA-202 na capital. A rota é diariamente feita por milhares de trabalhadores, mas que, antes da execução da ponte, faziam um trajeto longo e demorado. Com o novo equipamento entregue pelo Governo, os moradores podem ir e vir, desafogando o trânsito e evitando congestionamentos.

Com 220 metros de comprimento a ponte tem uma via dupla de trânsito e assim torna os pontos entre as duas rodovias mais rápidos, eliminando a rota anterior, com cerca de seis quilômetros.

Raimundo Nonato utiliza o transporte público, e essa distância para ele era ainda maior. Por causa das linhas de ônibus que cortam a Grande Ilha, o trajeto era o dobro de tempo que ele percorre hoje. “A gente ía para o Terminal da Cohab, dava essa volta pela Forquilha e ainda pegava o ônibus para ir para Ribamar. Hoje em dia, facilitou para gente porque agora é só atravessar a ponte e a avenida e pegar o ônibus para ir para casa”, disse o trabalhador.

Ainda em 2020, o Governo também entregou a MA-119 entre Paulo Ramos e Vitorino Freire, e a MA-245 entre Lago da Pedra e Lagoa Grande. Duas rotas muito aguardadas pela população, que agora, podem trafegar com segurança entre os trechos.

Para o secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, o trabalho de pavimentação das rodovias foi e tem sido um grande desafio para as equipes, que têm trabalhado para entregar obras que vão muito além da pavimentação realizada no local. “Olho para trás e a nossa retrospectiva é sempre crescente, positiva e com profundas transformações sociais para cada comunidade alcançada por uma de nossas obras. Tenho muito orgulho deste projeto de um Maranhão que cresceu, que se conectou com o desenvolvimento através da chegada de asfalto novo na porta de milhares de maranhenses”, disse.

Obras em andamento

Os investimentos do Governo do Maranhão continuam com a implantação de rodovias e projetos importantes para o estado.  São mais de R$ 500 milhões investidos em 09 trechos rodoviários e a construção de duas pontes. Após os serviços finalizados, serão mais de 300 quilômetros de nova pavimentação para compor a malha viária estadual.

A Ponte sobre o Rio Pericumã, conectando os municípios de Central até Bequimão faz parte do pacote de obras em execução. A obra é uma importante rota de interligação entre o Litoral Ocidental e a capital maranhense. Os serviços são feitos em solo mole, o que requer uma atenção redobrada das equipes de engenharia, para entregar uma obra emblemática para os moradores da região.

Com mais de 60% dos serviços executados, a ponte segue para a preparação da  cravação das camisas metálicas e montagem da bomba d’água para escavação das estacas. A vistoria técnica da Usiminas está agendada para montagem das vigas metálicas a partir de janeiro do próximo ano.