No dia dos professores, Governo do Maranhão entrega unidade do IEMA em São Vicente Férrer

Governo do Maranhão entrega mais uma unidade do IEMA.

Em uma data simbólica, 15 de outubro, dia do professor, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), entregou mais uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Por meio de solenidade virtual, o governador Flávio Dino participou do evento junto ao secretário da Sinfra, Clayton Noleto, ao secretário de Educação, Felipe Camarão, e demais autoridades.

A implantação do IEMA é uma iniciativa estadual, criada pela atual gestão no ano de 2015, e que possibilita o acesso ao ensino médio e técnico integrado, ofertado de forma gratuita. Assim, alunos que não tinham perspectiva de estudar em um local com estrutura adequada e ensino que atenda, também, às demandas da comunidade estudantil, passam a viver uma nova realidade. O IEMA permite, ainda, que alunos concluam o ensino médio e saiam com capacitação profissional para o mercado de trabalho.

Em São Vicente Férrer, o projeto estrutural completo do instituto oferece 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio coberto, auditório com

IEMA oferece 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio coberto, auditório com capacidade para 200 lugares, laboratórios, área de vivência e refeitório.

IEMA oferece 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio, auditório, laboratórios, área de vivência e refeitório.

capacidade para 200 lugares, laboratórios especiais e seis diversos, área de vivência e refeitório. O espaço possui a infraestrutura necessária para melhor atender a demanda estudantil dos municípios que não dispõem do ensino profissionalizante público.

Durante a solenidade, o governador Flávio Dino destacou a importância das pessoas, em especial, dos professores. “Toda a estrutura que construímos está a serviço das pessoas. Nesse dia tão importante, eu cumprimento aqueles que são imprescindíveis nesse dia: os nossos educadores e educadoras. Apesar dos desafios, como professor, eu posso dizer que vale muito a pena ser educador e, por isso, me empenho para valorizá-los”, afirmou.

Observando o empenho e dedicação da Administração Estadual, a gestora da unidade no município, Zilda Cantanhede, agradece aos esforços realizados e que tem resultado em mudanças na vida dos estudantes. “A Baixada Maranhense agradece ao governador Flávio Dino por entregar uma infraestrutura excelente e de qualidade. Uma educação pública e com a qual, com certeza, teremos uma educação de excelência na nossa comunidade e para os nossos alunos”, reforçou.

Secretário Clayton Noleto participa de solenidade virtual de entrega do IEMA São Vicente Férrer. (Foto: Gabriela Moura)

Para o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, iniciativas como essa são de suma importância para garantir que os alunos tenham melhores oportunidades em sua carreira profissional e na vida. “Esse é mais um importante investimento que a Gestão Flávio Dino tem feito, investimento em educação e de qualidade. A construção dos IEMAs dá oportunidade aos estudantes de terem uma formação profissional e saírem prontos para o mercado de trabalho. Nós estamos empenhados em oferecer a melhor estrutura para os estudantes maranhenses. Nosso compromisso com a educação pública de qualidade foi firmado e estamos trabalhando para cumprí-lo”,ressaltou.

Mais investimentos

A Administração Estadual segue trabalhando para garantir que estudantes de outras regiões maranhense tenham acesso a uma unidade do IEMA. Atualmente, equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) trabalham na construção de prédios nos municípios de Balsas, Coroatá, Carutapera, Tutóia, entre outros.