Obras do Governo do Maranhão fomentam a economia, geram empregos e melhoram a vida dos trabalhadores

Construção Civil é um dos setores que mais gerou empregos. (Foto: Carla Kassis)

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) publicou dados sobre a geração de empregos no Brasil relativos ao mês de agosto de 2020. De acordo com a pesquisa, o Maranhão fechou o mês com saldo positivo de 5.861 empregos formais, apesar do momento desafiador que o país vive, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, que impacta diretamente na economia das unidades federativas.

Ainda segundo o Caged, no acumulado do ano de 2020, entre janeiro e agosto, o estado é o terceiro, em todo o Brasil, que mais criou empregos novos. Com o saldo de 8.350 vagas geradas, o Maranhão fica atrás apenas do Mato Grosso e Pará.

Os números animadores são resultado de um conjunto de ações executadas pelo Governo do Maranhão visando garantir a geração de emprego e renda e, por consequência, a movimentação da economia maranhense.

Através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a vida dos maranhenses tem mudado, seja porque são beneficiados com as obras entregues, seja porque estes auxiliam nas construções e assim, são inseridos ou até reinseridos no mercado de trabalho.

Oportunidade

Paulo Sérgio Ramos de Sousa, carpinteiro.

Em uma das maiores construções do Governo do Maranhão: o Hospital da Ilha, não é difícil encontrar profissionais que viram na obra uma oportunidade para voltar a trabalhar e, assim, assegurar o sustento de suas respectivas famílias, além de perceberem que podem mudar a perspectiva de vida também.

“Eu estava desempregado, mas graças a Deus voltei a trabalhar. Estava sem trabalho há 4 meses”, afirma o carpinteiro Paulo Sérgio Ramos de Sousa.

Paulo não é o único que é grato à oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Eu estava desempregado há 2 anos e encontrei essa oportunidade aqui no Hospital da Ilha. Agora estou empregado, trabalhando nessa construção. Estou muito feliz”, afirma o operador de cremalheira, Wellingthon Maycon Santos.

Atualmente, mais de 300 trabalhadores atuam diretamente na execução das obras do Hospital da Ilha. Além dos serviços na área da saúde, a Sinfra mantém colaboradores empregados realizando serviços de construção, manutenção e conservação de rodovias; atuando em obras educacionais como a construção de unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); entre outros investimentos que estão sendo realizados por todo o estado.

Welligthon Maycon Santos, operador de cremalheira.

Wellingthon Maycon Santos, operador de cremalheira.

Para incrementar a economia do estado e, desta forma, investir ainda mais na criação de novos empregos, o governador Flávio Dino criou o Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, que segundo Dino é a resposta maranhense às dificuldades econômicas que o Brasil atravessa.

Plano Celso Furtado

O Plano é um conjunto de investimentos e execução de ações, que estão sendo realizadas desde agosto e seguem até dezembro deste ano. É o chamado “investimento contracíclico”, que tem por objetivo enfrentar a recessão, com atitudes que incentivam a atividade econômica, mantendo-a aquecida, de modo que o Estado consiga ter êxito no desafio enfrentado, que é a crise nacional.

Com o esforço empregado pela Gestão Estadual, o Maranhão passa a ter um pacote de investimentos que tem por finalidade a garantia do aquecimento da economia, minimizando os efeitos da crise. “O Plano Celso Furtado já está em plena execução. Nós estamos, por exemplo, recuperando rodovias.  Entregamos  a MA 119/008, entre Vitorino Freire e Paulo Ramos, além de estarmos atuando na construção da estrada entre Santa Luzia e Altamira, uma obra esperada há décadas. Iniciamos, ainda, as obras da Ponte São Félix de Balsas, uma obra esperada havia 50 anos. Um investimento de mais de R$ 20 milhões e estamos avançando com os serviços da Ponte Central-Bequimão, cujas vigas já chegaram. Essas e outras obras formam um pacote de investimentos no estado e não é por outra razão que o Maranhão está entre as cinco unidades federativas que mais criou empregos neste ano em todo o Brasil”, destacou, Clayton Noleto.

Entre os investimentos de grande porte, que já permitem a elevação e movimentação da economia maranhense, está a construção da Ponte Central- Bequimão. Situada à MA-211, a ponte Central-Bequimão possui 589 metros de extensão e um projeto de engenharia de grande complexidade técnica.

Ponte Central-Bequimão beneficiará diretamente dez municípios. (Foto: Handson Chagas).

Os impactos da ponte, para todos os municípios das duas regiões – Bequimão e Central do Maranhão – são os mais diversos. Entre estes, o escoamento mais rápido dos produtos da pesca e da produção agrícola; diminuição da distância percorrida entre Bequimão e Central em aproximadamente 150 quilômetros e fortalecimento do turismo. A facilidade do acesso vai tornar maiores as possibilidades de visitas às belezas do litoral ocidental do Maranhão.

Com a obra, serão beneficiados os municípios Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum Açu.