03/09 11:32

“Ponte Verde melhora a vida das pessoas à medida que melhora a qualidade do trânsito”, diz Clayton Noleto durante inauguração da nova via na Grande Ilha

Governador Flávio Dino (centro), junto aos secretários Clayton Noleto (à esquerda) e Diego Galdino (à direita)

Governador Flávio Dino (centro), junto aos secretários Clayton Noleto (à esquerda) e Diego Galdino (à direita)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), entrega mais uma obra de mobilidade urbana na região da Grande Ilha. A Ponte Verde, entre os municípios de São José de Ribamar e São Luís, entregue hoje (03), encurta a distância entre as duas cidades e melhora o tráfego no local.

O governador Flávio Dino, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, e do secretário de Governo (Segov), Diego Galdino, inauguraram a obra para celebrar mais uma conquista para a Região Metropolitana de São Luís, mesmo em tempo desafiadores com as consequências econômicas e sociais da pandemia.

Flávio Dino conta os benefícios que essa obra traz aos moradores da Grande Ilha. “A Ponte Verde. que tem esse nome em razão da beleza do cenário, cria uma via alternativa para centenas de milhares de moradores dos vários municípios da Ilha. Além disso, beneficia diretamente a capital de todos os maranhenses, a cidade de São Luís que faz 408 anos nesta semana e ainda melhora o fluxo das atividades econômicas na região, portanto contribuindo para a geração de empregos”, disse o governador.

Secretário Clayton Noleto participa de inauguração da Ponte Verde, na Grande Ilha.

Secretário Clayton Noleto participa da inauguração da Ponte Verde, na Grande Ilha.

Já o secretário Clayton Noleto lembrou as ações do Governo do Estado em mobilidade na Ilha de São Luís. “Melhorar o trânsito, melhorar a mobilidade urbana é decisivo para a qualidade de vida das pessoas. Aqui na Ilha, nós já realizamos o Programa Interbairros de integração das diversas regiões dos municípios que ligam a Ilha, o disciplinamento e organização do trânsito da Forquilha e no Araçagy e, agora, a Ponte Verde, que faz a integração da Estrada da Maioba com a Estrada de Ribamar”, comentou.

Com uma estrutura completamente tecnológica, o Corredor de Ligação entre as MA-204 e MA-202, é construído com aterro sanitário e gel sintético e com o sistema construtivo de muros de contenção terrae, que resulta da montagem de blocos pré-fabricados através de encaixe a seco, sem nenhum tipo de argamassa ou concreto durante a execução da obra, o que torna a estrutura mais resistente e durável.

A ponte tem uma extensão de 220 metros de comprimento e 11 metros de largura possibilitará a via dupla de trânsito e assim encurtar o caminho entre os pontos em cerca de seis quilômetros para quem anda de carro.

Raimundo Nonato

Raimundo Nonato, servente de obras. 

Para o trabalhador Raimundo, que utiliza o transporte público, essa distância era ainda maior. Por causa das linhas de ônibus que cortam a Grande Ilha, o trajeto que o Raimundo fazia era mais de o dobro de tempo que ele percorre hoje. “A gente ia para o Terminal da Cohab, dava essa volta todinha pela Forquilha e ainda pegava o ônibus para ir para Ribamar. Hoje em dia, facilitou para gente porque agora é só atravessar a ponte e a avenida e pegar o ônibus para ir para casa”, disse o trabalhador que, além de conseguir um emprego nesse tempo de pandemia, hoje vê no seu trabalho a colaboração no deslocamento de tantos outros colegas.

A obra, orçada em cerca de R$ 15 milhões, abrange tanto a construção da Ponte Verde, quanto os acessos à cabeceira e a reconstrução da malha viária da região.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Localização

localização

Click to open larger map

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget