Investimentos do Governo do Maranhão na região Sul do Estado levam mais qualidade de vida à população

Governo do Estado tem ações integradas que ajudam a melhorar a vida da população (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado tem investido desde 2015 nas mais diversas áreas no Sul do Maranhão. O somatório das cidades como Riachão, Balsas, Carolina, São Félix de Balsas, Loreto e Balsas chega a mais de R$ 1 bilhão em obras e serviços que representam um marco histórico para a região e que mudaram as vidas dos moradores. Em Balsas, por exemplo, que é a maior cidade da região, foram mais de R$ 671 milhões de investimento.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, são ações que ajudam a melhorar a vida da população. “O Governo Flávio Dino tem trabalhado incansavelmente, de domingo a domingo, para possibilitar ao povo do Maranhão melhor qualidade de vida. Temos ações por todo o estado e em todas as as áreas, a exemplo de Balsas, onde há investimentos significativos desde o primeiro ano da gestão”, destacou.

Mais educação com as entregas de escolas reformadas e construídas (Foto: Divulgação)

Na educação, receberam reformas estruturantes e climatização os centros de ensino Maria do Socorro Coelho Cabral, Padre Fábio Bertagnolli, ambos em 2015. Há ainda a construção em andamento do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros.
Na infraestrutura, houve a entrega de uma motoniveladora, por meio do Programa Mais Produção e o investimento de 14,7 milhões de asfalto em vias urbanas e R$ 258 milhões em rodovias, viabilizados pelo Mais Asfalto. Nas rodovias, está em execução a pavimentação da MA 007, nos trechos Km-50 ao Povoado Batavo e Balsas ao Povoado Ouro, estrada importante por complementar o Anel da Soja, facilitando o escoamento da produção. Foi publicado recentemente no Diário Oficial da União o Edital para a recuperação da MA-006 entre Balsas a Tasso Fragoso, investimento orçado em R$ 70 milhões de reais.
Construído respeitando a vegetação nativa, o Parque Ambiental Centenário se tornou o principal ponto de encontro e lazer da cidade. O local dispõe de uma estrutura composta por pista de caminhada, ciclovia, estacionamento, quadra poliesportiva, de areia, parquinho infantil, academia ao ar livre e espaço para a realização de eventos culturais e esportivos. Ainda na área de lazer, houve a construção de uma praça pública no Povoado Aldeia.
O restaurante popular é um investimento que impactou diretamente a vida da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e de trabalhadores que agora gastam menos tempo de deslocamento no intervalo do almoço. Isso graças às refeições servidas no valor de R$3, incluindo um prato balanceado com direito à suco e sobremesa, elaborado por nutricionistas e com alimentos da agricultura familiar produzida em Balsas.
Outra grande obra do Governo do Estado na cidade é o Hospital Regional, que dispõe de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), auditório, consultórios, entrada de emergência, obstetrícia, dois centros cirúrgicos, salas de pré-parto; parto; gesso; curativo; inalação; observação adulto e infantil e de exames, como raio x, ultrassom, mamografia, Tomografia Computadorizada, coleta de sangue, laboratório e endoscopia. A unidade de saúde conta com um orçamento de custo mensal de R$ 3,6 milhões. Ao longo dos cerca de três anos, o valor de operacionalização é de mais R$ 130 milhões, que garante mais qualidade no atendimento de alta e média complexidade em mais de 11 cidades da região, como São Pedro dos Crentes, Tasso Fragoso e Fortaleza dos Nogueiras.

Avanços na segurança pública com o 4BPM de Balsas (Foto: Divulgação)

Na segurança pública, o destaque é a Reforma e modernização do 4º BPM. Com a obra, o local e ganhou amplo auditório refrigerado para 200 pessoas, novos alojamentos, oito salas climatizadas, modernização da Central de Operações (Copom) e do refeitório.
Obras na Região Sul– Outros serviços foram realizados que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores da Região Sul do Estado, contemplando cidades como, Estreito, Porto Franco, Carolina, Riachão e Sambaíba.

O Programa Mais Asfalto contemplou diversas cidades da região (Foto: Divulgação)

Estreito, por exemplo, recebeu investimentos na infraestrutura urbana com serviços de pavimentação e uma escola. Em Carolina, está em finalização a construção de um hospital. A cidade recebeu ainda a reforma completa da escola Sertão Maranhense e obras do Mais Asfalto. Na cidade de Porto Franco houve a reforma do C.E. Fortunato Moreira Neto, R$ R$ 4.5 milhões em pavimentação urbana, R$ 4.8 milhões em melhoramento de rodovia e a construção de uma ponte de concreto, em execução, sobre o Rio Flores.
Já Riachão viveu um marco histórico na educação, sobretudo na zona rural, com a construção de escolas nos povoados Bacaba, Campina e Capão Solteiro; Bom Jesus das Selvas, na Comunidade Nova Vida e povoado Chapéu. O município contou também com a reforma do CE Luzo Rocha. Na infraestrutura, teve a MA-334, no trecho de Feira Nova a Riachão e mais R$ 2.2 milhões aplicados em melhorias de vias urbanas.
Em Sambaíba, foi construída a ponte sobre o Rio Balsas, que interliga o município a MA-140, deixando o acesso mais democrático, já que os moradores não precisam mais pagar pela travessia. Em Loreto, em convênio com a prefeitura, houve a reforma do hospital, proporcionando mais qualidade e descentralizando o atendimento na área da saúde.
Em São Felix de Balsas está em andamento a construção de uma ponte, conhecida como Ponte do São Félix, que há décadas era aguardada pela população. São R$ 20,4 milhões de investimento do Governo do Estado que vai tirar a população do isolamento e diminuir o custo do deslocamento.