Construção de pontes em regiões estratégicas vai permitir interligação de rota em menor tempo

As obras rodoviárias seguem em execução em diferentes regiões do estado

Corredor de ligação entre bairros da Grande Ilha vão facilitar a mobilidade (Foto: Leandro Sousa)

Corredor de ligação entre bairros da Grande Ilha vão facilitar a mobilidade urbana (Foto: Leandro Sousa)

Acessibilidade, novas rotas e mais desenvolvimento: esse é um dos objetivos do Governo do Maranhão através da construção de novas pontes que estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em cidades maranhenses. Em algumas delas, como é o caso dos municípios entre Central e Bequimão, a Ponte Pericumã, vai reduzir em horas o trajeto.

Ponte sobre o Rio Pericumã, liga os municípios de Central a Bequimão (Foto: Divulgação)

Os trabalhos sobre o Rio Pericumã exigem um alto controle das equipes de engenharia, que executam um projeto em um solo mole, com interferência de maré. Após finalizada, a ponte vai conectar São Luís ao Litoral Ocidental e diminuir o deslocamento em mais de 100 quilômetros. Moradores das cidades de Bequimão, Central, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Porto Rico, Cedral, Guimarães e Mirinzal são diretamente beneficiados com a nova estrutura.

Em Santana do Maranhão, na Ponte sobre o riacho Magu, os trabalhadores realizam manobras importantes para garantir a chegada dos materiais até o canteiro de obras.  Atualmente as equipes estão concluindo montagem da estrutura de ferragem para recebimento do concreto. Em breve, a obra será finalizada e entregue para a comunidade. A Ponte sobre o Rio Flores, interligando Lajeado Novo até Porto Franco, também está em andamento, e com previsão de finalização. Outra obra também aguardada pela população, é à ponte em São Félix de Balsas, que após as liberações ambientais e marítimas, terá suas obras efetivamente iniciadas nos próximos dias.

Ponte sobre o Riacho Magu (Foto: Divulgação)

Clayton Noleto, secretário de Estado da Sinfra, destaca a importância da continuidade das obras rodoviárias, mesmo durante a crise sanitária, e como a chegada de cada obra representa mais desenvolvimento para cada município. “Nós vemos que, em muitos casos, as cidades estavam isoladas de grandes pólos, o que encarece a chegada de insumos, produtos e dificulta os investimentos. Com a finalização e a entrega da construção das pontes, os municípios terão acessos rápidos, aumentando a conexão com outras regiões, dando mais perspectivas para geração de novas potencialidades em cada município”, disse.

Corredor de Ligação

Em São Luís, o corredor de ligação da MA-201, também é uma importante obra que vai desafogar e melhorar o fluxo de trânsito na região. As equipes trabalham de segunda à segunda, para o reforço de solo mole, instalação de geogrelhas, para maior garantia e segurança no aterro das cabeceiras, ao lado da MA-201, concretagem das alas e cortina da cabeceira do lado do Pátio Norte. Para quem precisa se deslocar entre o Maiobão e o Cohatrac a nova rota vai diminuir a rota entre os dois bairros vizinhos e que interligam mais de 200 mil pessoas que moram na região.