17/07 16:44

“Essa é uma escola que eu sonhava estudar e que hoje é meu sonho como professor”, diz docente do IEMA em Presidente Dutra inaugurado nesta sexta (17)

Alunos, professores e gestores terão a estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem.

Alunos, professores e gestores terão a estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem. (Foto: Divulgação)

Mais uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (17), com solenidade virtual, que contou com a presença do governador Flávio Dino, o vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, o deputado Federal, Marcio Jerry, e demais autoridades.

A unidade plena, que oferece ensino médio regular e técnico de forma integral, teve seu projeto executado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Agora, alunos, professores e gestores terão a estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem, em um espaço que conta com 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio coberto, auditório com capacidade para 200 lugares, laboratórios especiais e seis diversos, área de vivência e refeitório.

Para o governador Flávio Dino a implantação do prédio na região central do Maranhão é muito significativa. “Essa é uma conquista que simboliza a prioridade que nós temos nesse momento de crise, a fazer com que nós possamos continuar o processo de investimentos. O prédio do IEMA em Presidente Dutra tem uma altíssima visibilidade e isso tem uma força pedagógica porque sinaliza para todas as pessoas do Maranhão e de outras partes do Brasil que nós temos, entre nossos edifícios históricos e prédios simbólicos, escolas. Essa é uma sociedade que cuida do hoje e cuida do futuro”, afirmou.

A entrega da nova estrutura permite que alunos tenham maior qualidade no ensino, como conta a estudante Jamily Santos, que faz o curso técnico em Serviço Jurídico. Segundo ela, a unidade não tinha a estrutura adequada, o que demandava mais resiliência dos alunos, mas ainda assim conquistaram êxito apesar das dificuldades. “Quando iniciamos, tínhamos uma estrutura muito pequena e limitada, o que exigiu de nós um trabalho com muito mais afinco e dedicação.
Um exemplo era o laboratório de informática que nós não tínhamos, mas ainda assim, conseguimos realizar um projeto de realidade virtual, em parceria com o Facebook, e nossa equipe foi para Brasília representando o Nordeste. Uma experiência incrível”, disse.

Jamily Santos, estudante do IEMA em Presidente Dutra. (Foto: Divulgação)

Jamily Santos, estudante do IEMA em Presidente Dutra. (Foto: Divulgação)

Com o novo prédio, Jamily acredita que este será um incentivo a mais para a comunidade estudantil. “Agora, com a nova unidade, acredito que o leque de oportunidades será bem maior, afinal a unidade conta com uma estrutura espetacular. Há uma rede de laboratórios incrível. Todas essas coisas contribuem para o nosso rendimento. Esse ganho não é só para os estudantes, mas também para os pais e para o município já que, aliada à estrutura física, temos uma unidade pedagógica excelente”, ressaltou.

Criado desde 2015 pela Gestão Flávio Dino, os IEMAs visam ampliar a oferta de educação formal e técnica, a fim de oferecer aos estudantes capacitação profissional e educação de qualidade que os impulsione e dê ferramentas para que possam mudar sua realidade e a realidade do estado. Oferecendo à sociedade condições e oportunidades para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, a entrega de mais uma obra como essa beneficiará a população e demonstra, ainda, que o compromisso da gestão com a educação está sendo cumprido. “Nossa equipe têm trabalhado incansavelmente para garantir que os compromissos que firmamos sejam cumpridos. Apesar do grande desafio que temos enfrentado, continuamos trabalhando e, assim, seguimos concluindo e entregando obras importantes para os maranhenses, como é o IEMA, que beneficiará estudantes e o corpo docente. Investir em educação pública e de qualidade é um dos focos da Administração Flávio Dino”, enfatizou.

Esse compromisso com a educação é visto com bons olhos pela gestora geral da Unidade Plena do IEMA Presidente Dutra, Queila Cristina de Sousa. Para ela, o Instituto aumentará as chances dos jovens na vida acadêmica e no mercado de trabalho. “Nossos jovens precisam de oportunidades como esta para mostrar o seu potencial. A educação é o caminho e a gente vê pela estrutura oferecida à nossa comunidade. Nós estamos muito felizes. O IEMA influenciará a população de Presidente Dutra de forma positiva, potencializando as chances dos jovens nos estudos e no mercado de trabalho, visto que oferecemos o ensino integrado, o que permite que o aluno saia capacitado e tendo um meio pelo qual ele vai poder se sustentar”, acrescentou.

TRANSFORMAÇÃO

Queila Cristina Sousa, gestora do IEMA Presidente Dutra. (Foto: Divulgação)

Queila Cristina Sousa, gestora do IEMA Presidente Dutra. (Foto: Divulgação)

Para o professor de geografia, Marcone Maranhão, o IEMA em Presidente Dutra é, atualmente, referência para a população da cidade e vem transformando a vida da comunidade. Ele conta que, através do Instituto, alunos e professores estão tendo oportunidades que, antes, seriam inimagináveis e cita como exemplo, a premiação conquistada pelos estudantes no IV Festival Regional do prêmio Seleção Cineastas 360º, categoria Nordeste, com o tema ‘Realidade virtual para impacto social’. “Nós fomos premiados no projeto Cineasta 360º,  em que fizemos um curta mostrando a realidade social. Os alunos realizaram o projeto voltado à reforma agrária, visitaram um assentamento na nossa região, montamos o curta, mandamos e ganhamos o 1º lugar da região Nordeste”, relembrou.

O projeto desenvolvido pelo Facebook, em parceria com a Recode, utiliza tecnologia para promover a transformação social. Os alunos da Instituição venceram a premiação na categoria Nordeste, com o minidocumentário ‘Filhos da Terra’, que narra a realidade dos moradores do assentamento Baixão do Gato, no município de Tuntum, região central do estado. “É isso que a escola tem que fazer, transformar os jovens para que eles pensem na comunidade e possam ajudá-la. Que o conhecimento acadêmico que eles adquirem seja utilizado para benefício da comunidade em que eles estão inseridos”, afirmou.

Para Marcone, a nova estrutura do IEMA vai auxiliar no engrandecimento da vida escolar dos alunos. “A estrutura física que o nosso prédio oferecerá a partir de hoje vai possibilitar que eu e meus colegas professores possamos criar mais e mais projetos, o que vai engrandecer ainda mais a vida acadêmica dos nossos alunos. Hoje, somos referência no modelo pedagógico e na estrutura física”, disse.

Professor Marcone Maranhão. (Foto: Divulgação)

Professor Marcone Maranhão. (Foto: Divulgação)

O professor afirma, ainda, sentir orgulho em integrar a equipe docente. “Eu me sinto muito realizado em fazer parte de uma comunidade escolar que realiza, de fato, transformação através do ensino. Fazer parte de um projeto que traz consigo o objetivo de concretizar o ensino público de qualidade, de excelência. Aqui não são só os nossos alunos que são transformados e que crescem, nós professores também temos oportunidade de desenvolver cada vez mais nossas habilidades e isso é o que esse instituto oportuniza a cada um: nos permite crescimento. Essa é uma escola que eu sonhava estudar e que hoje é meu sonho como professor”, concluiu.

MAIS IEMAS

Atualmente, a Sinfra atua na execução do projeto de construção das unidades do Instituto nos municípios de São Vicente Férrer, Coroatá, Amarante e Santa Helena, que beneficiarão a população e ampliará a rede de ensino público que ofertará, com qualidade, educação para os estudantes.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Localização

localização

Click to open larger map

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget