Mais duas unidades hospitalares são entregues no estado

No último sábado, 27, os municípios de Santa Luzia do Paruá e Itapecuru-Mirim ganharam novas unidades hospitalares do Governo do Maranhão, reforçando cada vez mais o combate à Covid-19 no estado.

Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá (Foto: Márcio Sampaio - SES)

Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá (Foto: Márcio Sampaio – SES)

A solenidade online, contou com a presença do governador Flávio Dino, dos secretários de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, secretário da Saúde (SES), Carlos Lula, e demais autoridades políticas de cada região.

Em São Santa Luzia do Paruá, é a primeira vez que o município terá uma rede hospitalar com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O projeto executado pela Sinfra para o novo Hospital Regional, conta com múltiplas especialidades para atendimento, inclusive com áreas específicas para tratamento de casos da Covid-19.

As equipes da Sinfra realizaram um projeto para abranger mais de 60 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. A população também terá acesso a exames de mamografia, laboratoriais, ultrassom e raio-X.

“Este hospital estava fechado há 16 anos. Era uma dívida histórica que hoje a gente consegue resolver. Tenho certeza que o hospital passa a ser referência regional de saúde. Um hospital que não deixa a desejar nada a nenhum hospital das redes pública ou privada”, disse o secretário Carlos Lula.

Solenidade virtual contou com a presença de diversas autoridades políticas. (Foto:Divulgação)

Clayton Noleto destacou esse esforço em conjunto para que o Maranhão possa enfrentar a crise do novo coronavírus. Noleto acrescentou que, com a união e o trabalho de todos, novas unidades estão sendo entregues em todas as regiões. “Os maranhenses receberam mais duas importantes unidades hospitalares e, assim, reforçamos à estrutura hospitalar estadual. São iniciativas que se juntam ao grande esforço, para que possamos constituir a maior rede de atendimento à saúde da história do Maranhão”, disse.

O novo hospital, além de oferecer atendimento a comunidade de Santa Luzia do Paruá, também reforça a atenção à saúde dos moradores das cidades vizinhas, como Maracaçumé, Presidente Médice, Nova Olinda do Maranhão e demais povoados da região.

Itapecuru-Mirim

À obra de ampliação do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), terá capacidade para oferecer cerca de 30 leitos e amplia o acesso a leitos exclusivos para Covid-19 na região. Na primeira fase, serão entregues 5 leitos de UTI e 13 leitos de enfermaria.