“Com trabalho, temos construído a maior rede de atendimento de saúde do Maranhão”, destaca secretário Clayton Noleto

Secretário acompanha de perto os avanços na saúde do estado (Foto: Carla Kassis)

Durante solenidade online realizada neste sábado (27), o secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, acompanhou a entrega de mais duas novas estruturas hospitalares, uma em Santa Luzia do Paruá e outra em Itapecuru-Mirim. O Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, por exemplo, foi planejado e construído pelas equipes de engenharia da Sinfra, e agora, é a mais nova referência na área da saúde no município, beneficiando toda a região do Alto Turi.

O primeiro semestre encerrou com um trabalho intensivo do Governo do Estado, por meio do planejamento integrado das pastas da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Saúde (SES) e Secretaria de Governo (Segov), para que o Maranhão pudesse receber novas unidades hospitalares, além do melhoramento e ampliação da rede já existente.

Clayton Noleto destacou esse esforço em conjunto para que o Maranhão possa enfrentar a crise do novo coronavírus. Noleto acrescentou que, com a união e o trabalho de todos, novas unidades estão sendo entregues em todas as regiões. “Os maranhenses receberam mais duas importantes unidades hospitalares e, assim, reforçamos à estrutura hospitalar estadual. São iniciativas que se juntam ao grande esforço, para que possamos constituir a maior rede de atendimento à saúde da história do Maranhão”, disse.

Investimento contínuo

O secretário também fez um resgate, exemplificando o empenho e o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015, pela gestão Flávio Dino. “Temos como exemplo os hospitais de Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Balsas, Bacabal, Chapadinha, Lago da Pedra, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia de São Luís, o Hospital de Campanha em Açailândia e Pedreiras, bem como o Hospital Regional de Viana, são alguns dos exemplos dessa grande expansão na área da saúde que tem proporcionando à população melhores condições de atendimento,” destacou.

Mesmo em meio à crise econômica no Brasil e à pandemia causada pela Covid-19, o governo conseguiu realizar obras, estruturar hospitais e montar equipes para que o estado enfrente esse momento delicado. “Além dessa ampliação, portanto quantitativa, é importante dar ênfase a qualidade dessas estruturas. São hospitais modernos, equipados e com profissionais competentes. São conquistas de todas as cidades do Maranhão, e nós, da Secretaria de Estado da infraestrutura (Sinfra), e todas as equipes, nos sentimos muito honrados em participar desse momento”, reforçou.

Novas entregas

Hospital Antônio Hadade, em Viana entregue neste mês de junho. (Foto: Divulgação)

Em junho, o Governo também entregou a Upa de Paço do Lumiar, o Hospital Regional Dr. Antônio Hadade, em Viana, o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, na cidade de Lago da Pedra, e o Hospital de Campanha de Santa Inês.

Atualmente, o Maranhão ocupa o 1º lugar no ranking dos estados com menor taxa de transmissão da doença, os dados foram analisados pelo projeto Covid-19 Analytics, por meio de uma parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).