Governo amplia leitos e envia materiais para auxiliar no combate ao coronavírus em Imperatriz

Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto recebe materiais que auxiliarão no combate ao coronavírus. (Foto: Janaina Amorim)

Na manhã desta sexta-feira (08), o governador Flávio Dino anunciou durante coletiva de imprensa on-line, o resultado de uma das atuações do Comitê de Combate ao Coronavírus na Região Tocantina, que foi o envio de materiais para o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, que irá auxiliar no tratamento de pacientes positivos e em casos suspeitos da Covid-19.

A unidade hospitalar recebeu no mesmo dia, monitor, respirador, colchão pneumático, ventilador pulmonar e insumos em geral para auxiliar no atendimento.

Wesley Santos, médico e diretor clínico no hospital, reforça a importância dos investimentos do Governo para aparelhar as equipes.”A chegada de novos materiais é um ganho para toda unidade, fica aqui os agradecimentos de todos os profissionais da Região Tocantina”, disse.

Comitê na Região

Ainda durante a coletiva, o governador Flávio Dino reforçou a atuação do comitê, liderado pelo secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto sob orientação da equipe da Secretaria de Saúde (SES), representada por Carlos Lula, que trabalha para providenciar a ampliação de leitos no Hospital Estadual Macrorregional de Imperatriz e a instalação de um ambulatório para minimizar o fluxo de pessoas na UPA Estadual.

Noleto enfatizou que há outras ações do Governo, como o diálogo com as prefeituras e gestores de saúde para reforçar o combate a pandemia causada pelo Covid-19. “As ações do Governo do Maranhão para combater o Coronavírus acontecem em todas as regiões do estado e se intensificam também, em Imperatriz, na Região Tocantina. Além de insumos e equipamentos estamos em constante diálogo com gestores da saúde e prefeituras para somarmos forças, já que os municípios também receberam recursos do Governo Federal para isso. A ideia é trabalharmos de forma conjunta para alcançarmos melhores resultados”, ressaltou.

Outra medida do Governo do Estado é o diálogo com a Prefeitura de Imperatriz para auxiliar no atendimento da UPA municipal do bairro São José, uma vez que a porta inicial de entrada dos pacientes, pelo Sistema Único de Saúde, seja pelas UPA’s.

Foi solicitado ainda ao Município que haja Unidades Básicas de Saúde (UBS), exclusivas para atendimento de Coronavírus, afim de desafogar o atendimento nas UPAs e oferecer mais qualidade no atendimento à população.