Governo reforça ações de manutenção nas rodovias em todo o estado

Sinfra intensifica serviços na MA 026, no trecho que liga o povoado Dezessete a Codó.

Com o inverno rigoroso no Maranhão, as ações do Governo para a melhoria da trafegabilidade das rodovias que interligam o estado são contínuas e recebem reforço das equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) em todas as regiões.

Nas regionais de Bacabal, Balsas, Caxias, Santa Inês, Itapecuru e Codó, as equipes atuam com serviços de recuperação, recapeamento, restauração de pavimento e ponte em diversas localidades. A MA-034, por exemplo, ligando Caxias até o povoado Baú, tem recebido melhorias ao longo da via e os serviços já alcançaram cerca de 80% do trecho. As frentes de operação também intensificaram os trabalhos na MA-339, passando pela MA-026, interligando desde o entroncamento da BR-316. A iniciativa beneficia as comunidades do povoado Dezessete até o município de Codó.

O secretário de Estado da Infraestrutura Clayton Noleto, ressalta que, essas ações fazem parte do mapa de planejamento do Governo, bem como da Sinfra, para garantir o direito de ir e vir da população, sobretudo no período chuvoso, em que algumas regiões são fortemente afetadas. “Nós estamos trabalhando e monitorando as nossas rodovias estaduais, com atuação de maneira preventiva e também reativa, de modo que possamos garantir a trafegabilidade com segurança para a população. Sabemos que, em algumas regiões, as chuvas têm se intensificado, mas estamos com nossas equipes a postos para minimizar os transtornos inerentes a este período”, disse.

Outras regionais

Nas regionais de São Luís, Imperatriz, Santa Quitéria e Colinas, as rodovias também recebem reforço com trabalhos de drenagem em vários pontos, recuperação de pavimento, restauração tapa buraco e manutenção das vias. A MA-206 e MA-101, entre Carutapera e Cândido Mendes, que alcança os povoados de Piritina a Quatro Bocas, segue com serviços complementares de drenagem em andamento.

Em Imperatriz, além do reforço na MA-122, na recuperação de ponte e reparos no pavimento, as equipes da Sinfra atuam em diversos pontos da cidade, que foi atingida pelo intenso volume de chuvas, resultando na elevação do Rio Tocantins e no transbordamento de outros riachos que passam pelo município. Entre as medidas tomadas pela Gestão Estadual, está o reforço nas ações nos principais bairros da cidade, com foco nos trabalhos de tapa buraco, limpeza do pavimento e dos riachos, para melhorar a mobilidade e dar maior vazão ao fluxo de água, para evitar mais alagamentos e minimizar os transtornos a população.