Clayton Noleto, representa o governador Flávio Dino durante lançamento do Programa de Formação de Docentes Caminhos do Sertão em Imperatriz

Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, representou o governador Flávio Dino durante o evento (Foto: Janaína Amorim)

O Secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, representou o governador Flávio Dino, no lançamento do Programa de Formação de Docentes Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), que tem como objetivo de diminuir as distâncias sociais, geográficas, universalizar e democratizar o acesso ao ensino superior.

A solenidade aconteceu nessa quinta-feira (13), no Palácio do Comércio, em Imperatriz. Durante o evento, o secretário parabenizou os profissionais envolvidos e empenhados em difundir a educação do estado. Parceria Governo do Maranhão, SINFRA e UEMASUL, que proporciona melhores condições para o ensino superior da região.
O secretário Clayton Noleto destacou os avanços na educação através dos trabalhos do Governo do Maranhão e da SINFRA. “Aqui nós lançamos o Programa Caminhos do Sertão para melhorar a educação . Os investimentos na educação tem sido uma marca no Governo Flávio Dino, para que o Maranhão possa avançar cada vez mais no rumo do desenvolvimento econômico e social”.

Executado em parceria com prefeituras o programa será realizado nas cidades polos de Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, mas também abrange as cidades vizinhas. Os municípios foram escolhidos por atender as regionais de formação de professores que já atuam na área, além de alunos egressos do ensino médio nesses municípios.

Serão 800 novas vagas em seis cursos; (Foto: Janaína Amorim)

Serão ofertadas 800 novas vagas, distribuídas entre os os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática. “A meta do programa é formar 800 professores para o exercício da docência. Na primeira etapa vamos fazer os seletivos de acesso e no segundo semestre começam as alunas. A prioridade de acesso são aos professore da rede pública de ensino,” disse Nice Rejane Oliveira, coordenadora do programa.

O Programa proporciona oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.