APRENDIZAGEM – Artigo do Secretário

ART SEC

O Governo Flavio Dino já entregou obras, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em todas as regiões do nosso continental Maranhão. E, em breve, outras delas se juntarão à lista de sonhos entregues pela Gestão. Estou me referindo às obras do Hospital da Ilha e da Ponte Central Bequimão, desafios da engenharia observados sob os olhares atentos dos estudantes que buscam um aprimoramento necessário que auxiliará na formação desses futuros profissionais do estado.

Em uma das visitas realizadas ao Hospital da Ilha, graduandos de engenharia puderam conhecer o processo de execução dos serviços e, em meio aos depoimentos, o do estudante João Batista chamou a minha atenção. Ele disse que esse tipo de iniciativa era muito importante para o conhecimento pessoal, ressaltando que possuía grande interesse na parte de estrutura, além de reforçar que visitas como esta são oportunidade para que os alunos possam ver na prática os ensinamentos adquiridos na universidade. Essa admiração, esse brilho nos olhos ao contemplarem a execução obra, assim como percebi em João Batista, e a possibilidade de ampliar o conhecimento, nos inspiram a continuar trabalhando firme para transformar mais sonhos em realidade.

O Hospital, orçado em mais de R$ 130 milhões de reais, será um dos equipamentos públicos de saúde mais modernos do Maranhão. A estrutura contará com atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, nove centros cirúrgicos, UTIs, Unidade de Tratamento de Queimados, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores, além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto. Já a ponte sobre o Rio Pericumã, que interligará os municípios Central e Bequimão, é outro desafio que está sendo enfrentado com zelo e dedicação pela gestão. A obra exige um trabalho minucioso e delicado, uma vez que as fundações são feitas em solo mole e o rio ainda recebe interferência da maré. É um trabalho complexo. As equipes atuam com o auxílio de uma plataforma de 600 toneladas que dá suporte ao serviço de construção dos blocos de fundação. Tubulações e estacas avançam, para que o sonho da comunidade seja, enfim, realizado.

Essas duas obras assumiram um papel de protagonismo, como espaço de aprendizagem para os alunos de cursos técnicos e do ensino superior. O interesse se justifica pela complexidade empregada na execução e na grandiosidade de ambos os projetos, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida de milhares de maranhenses.

Como diz Paulo Freire, em suas sábias palavras: “A Educação é sempre um tema do conhecimento posto em prática. Onde quer que haja homens e mulheres há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar e há sempre o que aprender”.

É assim que tem sido no Governo Flávio Dino, uma administração que possui esforço integrado de todas as áreas, além de ser parceiro das secretarias que trabalham incessantemente na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Dentro desse plano, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) trabalha com a construção e recuperação de mais de três mil quilômetros de rodovias, asfaltando mais de dois mil quilômetros de ruas e avenidas, chegando à marca de mil escolas construídas ou reformadas, dez hospitais novos em funcionamento, entre outras ações, em parceria com as secretarias irmãs.

É assim que atuamos diuturnamente, parafraseando Paulo Freire, onde há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar e há sempre o que aprender, quando nos predispomos a trabalhar por dias cumprindo a missão que ofertar uma vida melhor para os maranhenses, criando oportunidades. Esse é um compromisso que nós temos com a população.