27/01 15:17

Governo investe na educação pública no Maranhão

Obra do IEMA Presidente Dutra entra em fase de conclusão.  Foto: Leandro Sousa

Obra do IEMA Presidente Dutra entra em fase de conclusão. (Foto: Leandro Sousa)

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), segue investindo em um dos pilares da sociedade: a educação, e com qualidade. O compromisso da gestão Flávio Dino tem beneficiado a juventude maranhense proporcionando o acesso ao ensino ofertado pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que tem como objetivo ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado.

Em 2019, o Governo do Estado entregou a unidade no município em Cururupu. O instituto oferece os cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Jurídicos, Meio Ambiente e Alimentos, atendendo às demandas da região. Além da comunidade estudantil de Cururupu, o IEMA pode dar suporte à educação de municípios próximos como Cedral, Guimarães, Serrano do Maranhão, Bacuri, Mirinzal e Apicum-Açu. Atualmente, são 320 estudantes atendidos e a previsão é que a unidade poderá receber mais de 400 alunos a partir de 2020.

Estudantes e professores estão tendo suas vidas transformadas através de iniciativas como essas. As obras entregues possibilitam que a comunidade tenha acesso à educação, capacitação profissional, além de apoiar o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando as características de cada região do estado. “Nós temos um compromisso com a educação técnica no Maranhão. Esse é um investimento que irá ajudar na formação de profissionais que estarão prontos para o mercado de trabalho”, ressalta o secretário Clayton Noleto.

Obras do IEMA em Amarante seguem em andamento

Obras do IEMA em Amarante seguem em andamento

OBRAS EM ANDAMENTO

Atualmente, são 26 unidades, entre plenas e vocacionais, em funcionamento no Maranhão. Número que aumentará com o investimento de mais de R$ 200 milhões feito pelo Governo do Estado, que executa obras de construção e ampliação das novas unidades de ensino. Entre as obras em execução, está o novo prédio do  IEMA em Presidente Dutra, cujo os serviços estão em fase de conclusão. O local oferecerá hall, salas com estrutura adequada para ensino-aprendizagem, biblioteca, quadra poliesportiva, área administrativa, bloco de vivência, banheiros, além de guarita.  O valor investido ultrapassa os R$ 10 milhões.

A comunidade estudantil da Baixada Maranhense também receberá uma unidade. O instituto está sendo construído na cidade de São Vicente Ferrer e contará com 12 salas de aula, cozinha industrial, ginásio coberto, auditório com capacidade para 200 lugares, laboratórios especiais e seis diversos, área de vivência e refeitório. O espaço terá a infraestrutura necessária para melhor atender a demanda dos municípios que não dispõem do ensino profissionalizante público.

Comunidade estudantil de Santa Luzia do Paruá receberá unidade do IEMA.

Comunidade estudantil de Santa Luzia do Paruá receberá unidade do IEMA.

A Região Tocantina também possui uma unidade em construção que beneficiará os alunos de Amarante. As equipes trabalham na execução dos serviços no bloco A, cobertura do bloco B, ginásio, muro e pavimentação externa. Já em Santa Luzia do Paruá, o Governo atua na construção do IEMA que beneficiará estudantes da Região do Pindaré.

O investimento é um compromisso que foi assumido pela população e que garantirá que os alunos tenham maiores oportunidades na vida profissional. “Esse é um compromisso do governador Flávio Dino com a educação técnica no Maranhão. Um investimento que vai que ajudar na formação de profissionais que estarão prontos para o mercado de trabalho”, ressalta o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Localização

localização

Click to open larger map

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget