13/01 9:58

Investimento na infraestrutura das escolas da Região Tocantina amplia acesso à educação

Educação na Região Tocantina avança (Foto: Jannaína Amorim)

Educação na Região Tocantina avança (Foto: Jannaína Amorim)

A Região Tocantina foi contemplada desde o último ano, com melhorias na infraestrutura de 11 unidades escolares concluídas, sendo duas reformas e nove construções. As obras do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), abrangem desde escolas de ensino fundamental, médio e escolas de tempo integral, distribuídas em 10 cidades.

Secretário destaca avanços na educação da Região Tocantina (Foto: Jannaína Amorim)

Secretário destaca avanços na educação da Região Tocantina (Foto: Jannaína Amorim)

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, esse investimento amplia a possibilidade de acesso à educação e melhora as condições de ensino para crianças e jovens. “A marca do Governo do Maranhão é a educação. É assim que construímos um maranhão mais justo e igualitário por acreditarmos que a educação é a ferramenta mais eficaz na promoção de justiça social”, destacou.

Um dos Núcleos de Educação Integral de Ensino Médio foi em Açailândia. O Lourenço Galleti foi construído e dispõe de salas de descanso, grêmio, matemática, sala multifuncional, de recursos audiovisuais, de idiomas, artes, artes marciais, biblioteca, informática, sala para professores, além de laboratórios de Física; Matemática; Robótica; Química; Biologia, quadra poliesportiva, auditório, vestiário, quatro salas temáticas, secretaria, coordenação, ambulatório, almoxarifado e pátio.

A cidade recebeu ainda uma unidade de ensino fundamental novinha. A nova escola José Egídio Quintal Filho, Plano da Serra – Vila do Açaí, dispõe de quatro salas de aula, diretoria, cozinha, banheiros e pátio interno, tudo no padrão Escola Digna. Uma estrutura que já está beneficiando mais de 180 estudantes da comunidade e de povoados vizinhos.

A outra foi uma reforma e adaptação do CE Tancredo Neves, primeira escola em tempo integral de Imperatriz. A escola não passava por uma reforma estruturante há mais de três décadas e as obras proporcionaram reparos em 11 salas, biblioteca, pintura, alvenaria, pisos, banheiros, instalação elétrica, climatização, além de materiais para equipar os laboratórios de química, física, matemática e biologia.

Amanda Bezerra Mota é uma das estudantes contempladas pelos investimentos do Governo do Estado em educação e conta que se sente mais focada e motivada. “Muda tudo com a nova escola, hoje a gente consegue manter o foco para estudar”, reforça Amanda.

A Escola Valentim da Silva Aguiar, em Campestre, foi contemplada com intervenções estruturantes na parte elétrica, hidráulica, piso, telhado, paredes das sete salas de aula, depósitos, secretaria, laboratório de informática e recebeu também biblioteca nova. A estrutura atende a mais de 700 alunos.

Em Senador La Rocque, a construção do Centro de Ensino Salomão Cury-Rad pôs fim a uma espera de décadas da comunidade escolar, que funcionava em prédios cedidos. Hoje, a cidade conta com uma estrutura de 10 salas de aula, sala de professores, informática, diretoria, arquivo, secretaria, almoxarifado, além de cozinha, área de serviços, vestiários, pátio central e cisterna.

Além dessas, o Programa Escola Digna, também teve forte presença na região, principalmente em comunidades rurais e áreas indígenas. Foram construídas uma em Barra do Corda, cinco em Fernando Falcão e uma Jenipapo dos Vieiras. Ações que levam condições dignas a uma população historicamente esquecida.

Obras em andamento – Escolas de ensino fundamental estão em execução nos municípios de Amarante, Amarante, Arame, Barra do Corda, Formosa da Serra Negra, Itinga, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Montes Altos e São Francisco do Brejão.

Entre outras obras em andamento, vale destacar o Iema de Balsas. Em uma área de 20.000m², vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros. Outra cidade com obras em andamento é Amarante, que recebe um Centro Vocacional Tecnológico que oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos.

O prédio vai dispor de espaços como laboratórios de Física, Química, Informática, Biologia e dois extras, além de auditório, sala de vídeo, biblioteca, copa, banheiros, almoxarifado, salas de aulas, sala profissionalizante, recepção, salas dos professores, secretaria, coordenação, diretoria e quadra poliesportiva.

Centro de Ciências Agrárias da Uemasul é destaque na educação superior (Foto: Divulgação)

Centro de Ciências Agrárias da Uemasul é destaque na educação superior (Foto: Divulgação)

No ensino superior, em Imperatriz, próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na BR-010, o novo Centro de Ciências Agrárias da Uemasul, atenderá diretamente aos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal. O prédio terá 20 salas de aula, uma de controle, quatro para administração, uma de informática, quatro de manutenção técnica, 21 laboratórios, auditório, cantina, cozinha, oito banheiros, uma biblioteca e estacionamento.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Localização

localização

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget