20/12 18:29

Obras do Programa Escola Digna levam nova perspectiva de ensino para as comunidades

As comunidades de sessenta e nove povoados maranhenses estão comemorando a nova fase na área educacional em que vivem alunos e professores, através da chegada do programa Escola Digna. O programa é uma parceria entre as Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc), onde juntas realizam projetos educacionais alcançando as regiões de norte ao sul do estado.

Escola Digna inaugurada neste mês (Foto: Antonio Martins)

Escola Digna inaugurada neste mês (Foto: Antonio Martins)

As obras do Governo do Maranhão, por exemplo, em execução através da Sinfra, ultrapassam os R$ 32 milhões e beneficiam povoados, assentamentos, aldeias indígenas e quilombos. Os recursos aplicados garantem a substituição de espaços em condições precárias e insalubres, por novas estruturas para que a comunidade estudantil tenha conforto e dignidade.

Em localidades como no povoado São Francisco, em Matões do Norte, a estrutura era precária para atender a população. A obra no povoado avança e está com 50% dos trabalhos já executados. Em Pirapemas, as equipes também seguem trabalhando para que os alunos do povoado Espinheira também possam receber, em breve, uma nova estrutura.

Todas as unidades possuem um projeto padrão, com quatro banheiros, um sendo para atender alunos com necessidades especiais, sala dos professores, pátio, biblioteca e cantina. A quantidade de salas de aulas é implantada de acordo com a realidade do número de alunos em cada local.

Novas estruturas oferecem conforto e segurança para professores e alunos (Foto: Divulgação)

Novas estruturas oferecem conforto e segurança para professores e alunos (Foto: Divulgação)

O Maranhão ocupa o 4° lugar dos estados brasileiros com maior densidade de raios, segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) e do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e por questões de segurança, as escolas possuem um sistema específico para descargas atmosféricas. O SPDA, Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas evita e minimiza acidentes como incêndios, explosões ou danos pelo efeito das descargas elétricas.

Clayton Noleto, secretário de Estado da Sinfra, destaca que esse é um dos programas do governo Flávio Dino que tem revolucionado a realidade da educação no Estado. O secretário reforça que as equipes de engenharia da Sinfra estão empenhadas em continuar avançando com as obras educacionais, e entregar com qualidade estruturas dignas para as famílias maranhenses.

“Essa é a mudança que o Maranhão mostra para todo o país. Em meio à crise nacional, a resposta do governador Flávio Dino é essa: obras em todo o canto. Estamos muito felizes em encerrar dezembro com obras em execução, pois isso já é um sinal que em 2020, teremos mais entregas”, disse.

Obras concluídas

O município de Marajá do Sena, com menos de 8 mil habitantes, o 2º no ranking de menor índice de desenvolvimento no estado, o Governo aplicou recursos e concluiu novas unidades nos povoados Centro Novo, Jurema e Campo Seco.

As equipes da Sinfra finalizaram outras dezesseis escolas nos municípios de Governador Newton Bello, Conceição do Lago-Açu, São Roberto, Presidente Vargas, Bom Jardim, Turiaçu, Penalva, Santa Quitéria do Maranhão, Serrano, Timbiras, Santa Luzia, São João do Carú e Cajarí. O investimento nas obras já concluídas somam mais de R$ 6 milhões.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Localização

localização

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget