02/12 16:54

“Esse é o maior programa de infraestrutura educacional da história do MA”, diz Clayton Noleto durante entrega de nova escola em Açailândia

Clayton Noleto, Felipe Camarão e demais autoridades locais participaram da solenidade. (Foto: Janaína Amorim)

Clayton Noleto, Felipe Camarão e demais autoridades locais participaram da solenidade. (Foto: Janaína Amorim)

A nova escola José Egídio Quintal Filho, Plano da Serra – Vila do Açaí, em Açailândia, conta com as condições de acessibilidade necessárias para receber pessoas com deficiência física. Segundo o professor José Freitas isso faz dela um espaço mais democrático. “Algo que me chamou a atenção foi adaptação para pessoas com deficiência que a escola tem. Então, essa é uma escola democrática, é para todos”, afirmou.

Construída pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc), em parceria com a Suzano Papel e Celulose, o imóvel fica localizado no Plano da Serra – Vila do Açaí. O espaça dispõe de quatro salas de aula, diretoria, cozinha, banheiros e pátio interno, tudo no padrão Escola Digna.

Maria das Neves, professora da unidade. (Foto: Janaína Amorim)

Maria das Neves, professora da unidade. (Foto: Janaína Amorim)

José Freitas acrescentou que essa estrutura vai possibilitar conforto aos alunos, colaborando com melhor desempenho. “Uma escola que tem um imenso conforto para os alunos, que vai proporcionar aos educandos que eles tenham um melhor desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

De acordo com a professora Maria das Neves, antes os estudantes do Plano da Serra- Vila do Açaí percorriam aproximadamente cinco quilômetros, distância grande para os padrões da cidade. “Antes eu precisava pegar duas conduções para chegar ao trabalho e com a escola, nem eu e nem os alunos vão precisar sair do bairro”, acrescentou.

A antiga estrutura deu espaço a um ambiente moderno e confortável. (Foto: divulgação)

A antiga estrutura deu espaço a um ambiente moderno e confortável. (Foto: divulgação)

A aluna Milena Brandão disse que a escola é diferente das outras. “Eu achei essa escola muito bonita, diferente das outras. Ela é nova, confortável, eu estou me sentindo bem”, disse. A Ana Júlia Carvalho também aprovou. “Estou muito feliz com essa escola nova. Ela é muito boa. A gente vai até estudar mais”.
Além da Milena e da Júlia, são 180 estudantes do Novo Horizonte e Residencial Vale do Açaí, contemplados com a entrega da escola, que vai funcionar com Ensino Fundamental, do 1° ao 9° ano, nos turnos matutino e vespertino. Antes a escola funcionava de forma improvisada, sem estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, falou que já são mais de mil escolas alcançadas com o programa Escola Digna. “São mais de mil escolas atendidas em todas as regiões do Maranhão, seja com reforma ou construção. Esse é o maior programa de infraestrutura educacional da história do Maranhão e, certamente, do Brasil”.
A educação está transformando o Maranhão. (Foto: Janaína Amorim)

A educação está transformando o Maranhão. (Foto: Janaína Amorim)

Já o titular da Seduc, Felipe Camarão, fez um balanço de outras ações do Governo do Estado em Açailândia. “O governador já reformou escolas, como o Centro de Ensino Antônio Carlos Beckman, inaugurou o Lourenço Antônio Galletti, que é uma escola de tempo integral, implantou a Uemasul e vai implantar a Escola Militar”, finalizou.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Localização

localização

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget