Flávio Dino e Clayton Noleto entregam pavimentação da Estrada do Peixe

Pavimentação da Estrada do Peixe permite desenvolvimento da comunidade. Foto: Dayane Costa

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), entregou a Estrada do Peixe, no trecho entre a cidade de Matinha e o povoado Itans. Uma obra muito aguardada pela comunidade e de grande importância para o escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida da população.

Os 16 quilômetros de extensão da via receberam serviços de pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal e vertical. Um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

A solenidade contou com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino, os secretários Clayton Noleto (Sinfra), Márcio Honaiser (Sedes) e Júlio César Mendonça (SAF), os deputados Marreca Filho e Marcio Jerry, a prefeita de Matinha, Linielda Cunha e demais autoridades.

Secretário Clayto Noleto e Narlon Santos, presidente da APPI (Foto: Dayane Costa)

Para o governador Flávio Dino, a entrega do trecho que liga Matinha a Itans foi um compromisso firmado e cumprido. “Ouvi muitas palavras de agradecimento hoje e estou com o coração cheio de alegria. Essas obras são fruto de demandas da população, um compromisso que o nosso governo se comprometeu e cumpriu”, afirma.

Para o presidente da Associação dos Produtores (as) Rurais de Piscicultura e Pesca Artesanal do Povoado Itans e Circunvizinhos (APPI), Narlon Santos Silva, a obra é uma conquista para a comunidade e que irá ajudar na expansão da produção e desenvolvimento da localidade. “Nós achávamos que esse sonho nunca seria realizado. Mas hoje conseguimos nossa maior vitória que é a Estrada do Peixe, que vem para desenvolver nossa comunidade e nossos produtores. Itans é um povoado de grande importância para este tipo de produção”, afirma.

Secretário Clayton Noleto entrega pavimentação da Estrada do Peixe. Foto: Dayane

Pavimentação da Estrada do Peixe leva desenvolvimento à comunidade. Foto: Dayane Costa

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, a obra, que auxiliará na mobilidade da população e acesso aos serviços públicos, também é importante para o escoamento da produção de peixes. “A região é um polo de psicultura com empreendedores que geram emprego e renda. As obras aqui entregues são resultados de uma luta que exigiu comprometimento e perseverança, mas, ao ver a alegria das pessoas, sobretudo as mais simples, com a conclusão da obra e que agora terão acesso aos serviços de educação, saúde e outros. Essa é uma conquista de todos nós. É assim que se constrói  uma nova sociedade, que transforma  a nossa realidade”, reforça o secretário Clayton Noleto.

Entre os beneficiados com a entrega da Estrada do Peixe estão os moradores dos 15 povoados de Matinha e mais cinco povoados da cidade de Viana, que usarão o acesso para escoar a produção, além de terem maior mobilidade.

Sebastião Rodrigues, 76 anos, psicultor. Foto: Dayane

Sebastião Rodrigues, 76 anos, psicultor. Foto: Dayane Costa

O psicultor Sebastião Rodrigues, 76 anos, morador do povoado Rodrigues, que é um dos povoados beneficiados, agora tem a via pavimentada passando em frente à sua casa e já vislumbra melhorias e maior rapidez na chega de insumos e escoamento da produção. “Antes, nós tínhamos carros com peixe que ficavam atolados na lama e era difícil chegar até Matinha. Com a nova estrada melhor muito. Um trecho que eu demorava horas, hoje eu chego em 15 minutos”.

MAIS INAUGURAÇÕES

A agenda de inaugurações continua neste sábado (9), com a entrega da MA 006, no trecho que liga Arame à Grajaú, e MA 272, que liga às cidades de Fernando Falcão e Barra do Corda. Além da entrega de duas escolas dignas em Jenipapo dos Vieiras, uma na Aldeia Cana Brava e outra na Aldeia El Betel.