Programas e ações de valorização comemoram Dia Nacional do Servidor Público no Maranhão

Hospital do Servidor (Foto: Karlos Geromy)

O avanço de políticas públicas estaduais voltadas para o bem-estar do servidor público marcaram o Dia Nacional da categoria, comemorado nesta segunda-feira, 28 de outubro. Uma gestão comprometida com a responsabilidade fiscal, o que possibilita o pagamento em dias, aliada aos investimentos em saúde, educação e outros serviços, trazem motivos para celebrar a data no Maranhão.

Em meio à crise econômica que passa o Brasil, onde gestões estaduais têm tido dificuldades em honrar as contas públicas, o Governo do Maranhão mantém em dias e até antecipando o pagamento dos servidores. Esta é uma das prioridades do governador Flávio Dino e que vem sendo mantida, apesar do cenário nacional desfavorável.

Os servidores têm, ainda, fácil acesso ao documento do contracheque, por meio da versão digital no site da Segep, ou no aplicativo Portal do Servidor. Para isso, é necessário apenas senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente, na sala do Portal do Servidor, situada no Edifício Clodomir Milet, s/nº, térreo, ou pelos telefones: 3131-4191 ou 3131-4192.

Mais Saúde

Na área da saúde, um ganho importante para os servidores com a implantação do Hospital do Servidor, unidade de saúde inaugurada em setembro de 2018, que teve a segunda etapa entregue neste segundo semestre. A unidade conta com 14 especialidades médicas, entre elas, cardiologia, dermatologia, odontologia, hematologia, nutrição, pneumologia, exames laboratoriais, dentre outras.

O hospital funciona de segunda a sábado, com agendamento de consulta para mais comodidade e conforto. A terceira e última etapa deve ser entregue até o fim deste ano, quando serão incluídos serviços de emergência, internações e cirurgias. A unidade fica atrás do Hospital Carlos Macieira, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Calhau. Para ter acesso aos atendimentos, o servidor estadual deve estar vinculado ao Fundo de Benefício dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben).

Mais Educação

Na área de educação, para aprimorar o conhecimento e melhorar a prestação do serviço, o Governo do Estado implantou o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Sistema Prisional. Coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e órgãos parceiros, a formação é destinada a servidores públicos do sistema prisional, ampliando assim sua profissionalização.

O secretário da SEAP, Murilo Andrade, destacou a “importância estratégica de investir nos servidores que atuam no sistema, pois assim, todos ganham, inclusive a sociedade”. O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Sistema Prisional é semipresencial e promovido em parceria com o Núcleo de Tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uemanet). Esta é a segunda pós-graduação no Brasil com a abordagem na área de sistema prisional.

Clube de Benefícios

O Clube de Desconto do Servidor prossegue firmando novas parcerias e expandindo os benefícios aos servidores públicos estaduais. São mais de 290 estabelecimentos comerciais em mais de 70 cidades, favorecendo mais de 150 mil servidores estaduais – ativos e inativos -, além dos seus dependentes.

O serviço, além de gerar economia ao servidor, o Clube de Desconto também movimenta a economia nos municípios, promovendo ganhos para as empresas parceiras locais. Os descontos na aquisição de produtos e serviços podem ser conseguidos mediante apresentação do último contracheque, carteira de identidade ou identidade funcional.

Programação especial

SEAP e UEMA assinam convênio para oferta de pós-graduação a servidores (Foto: Divulgação)

Uma vasta programação cultural e esportiva também marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Servidor Público. Organizado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores do Maranhão (Segep), o evento, voltado para todos os servidores e seus familiares, integra o Programa de Valorização do Servidor Público.

A titular da Segep, Flávia Alexandrina Moura, pontuou o significado da data e das comemorações como um compromisso do Governo em promover medidas de valorização e reconhecimento da categoria. “As iniciativas promovidas em prol do Dia do Servidor traduzem o reconhecimento do Governo Flávio Dino em valorar todos os servidores que dia a dia se doam para uma prestação de serviço cada vez melhor e contribuem para o desenvolvimento do nosso estado. Um homenagem justa para aqueles que cuidam do Maranhão”, enfatizou a gestora.

A programação ofereceu atividades esportivas e de lazer, brincadeiras, jogos e, ainda, atração cultural. A parte esportiva do evento contou com torneio final das Olimpíadas do Servidor. Para encerrar as comemorações, aconteceu, ainda, uma roda de samba especial com o grupo Batuka Nego. O evento ocorreu no sábado (26), das 8h às 14h, no Centro Social dos Servidores (IPEM), Calhau.

As comemorações pela data refletem na política de governo da gestão Flávio Dino que prioriza a valorização e reconhecimento do servidor público estadual. Desde o primeiro ano de Governo, se somam diversas iniciativas exclusivas para a categoria, reforçando o compromisso da gestão com o servidor.